Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
145.89 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo apresenta a concepção e validação dum Programa de estratégias de motivação para a aprendizagem para adolescentes com insucesso escolar. Trata-se duma pesquisa quasi-experimental, com pré e pós-teste, grupos de controle (GC) e experimental (GE), na faixa etária dos 14-15 anos a frequentar o 9º ano de escolaridade. Avaliou-se o efeito do programa na auto-estima, atribuições causais de sucesso, hábitos de estudo, rendimento escolar e opiniões dos professores. O programa
inclui também perfis de interesses profissionais dos alunos. Inclui ainda perfis dos professores que melhor podem motivar os alunos para aprender, tendo em conta as variáveis acima descritas. O GE
(n=110) melhorou significativamente comparativamente ao GC (n=99) indicando que o Programa traz benefícios em termos de motivação para aprender escolares e, consequentemente, benefícios
em termos de sucesso académico e pessoal, nomeadamente, aos estudantes portugueses com
insucesso escolar.
Description
Keywords
Motivação Aprendizagem Insucesso escolar . Centro de Artes e Humanidades
Citation
POCINHO, M. (2009). Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar, ETD – Educação Temática Digital, 10 (n. esp.) 168-186. ISSN 1676-2592