Publication
Relatório de estágio do mestrado em ensino da educação física nos ensinos básicos e secundário: Escola Básica e Secundária dos 2 e 3º Ciclos de São Roque
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Freitas, Duarte Luís | |
dc.contributor.advisor | Gouveia, Élvio Rúbio Quintal | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Sílvia Andreia Ornelas | |
dc.date.accessioned | 2017-11-03T12:14:55Z | |
dc.date.available | 2017-11-03T12:14:55Z | |
dc.date.issued | 2010-11-08 | |
dc.description.abstract | Incide-se na última etapa da formação inicial de professores, nomeadamente, o estágio pedagógico, realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclo de São Roque, no ano lectivo de 2009/2010. O presente relatório relata alguns dos aspectos mais significativos do repertório experiencial das actividades desenvolvidas. Assim, abarca as primeiras vivências e percepções associadas ao “tornar-se-professor”, relativamente a prática lectiva de duas turmas do 9º ano de escolaridade. Procurou-se conhecer alguns dos maiores ganhos e dificuldades associadas a este primeiro contacto com a prática pedagógica. A acção desenvolvida na escola, pretende ir ao encontro das linhas orientadoras do Projecto Curricular de Escola. Neste sentido, a preocupação foi na adequação do processo de ensino-aprendizagem, na rentabilização dos recursos existentes e no desenvolvimento diversificado de actividades com o objectivo de formar um cidadão ajustado à realidade existente e perspectivar o futuro. Procedendo-se, numa primeira parte à contextualização da escola e no conhecimento dos currículos de ensino, parte-se para a sistematização e reflexão de alguns conceitos que foram linhas programáticas deste estágio, nomeadamente, a planificação do ensino, que repercutiu a selecção e estruturação dos objectivos e, no controlo e processo de avaliação. Esta, conteve alguns dos actos pedagógicos vivenciados, designadamente, os estilos e estratégias de ensino, bem como, os processos de ensino-aprendizagem nas matérias de ensino de Voleibol e na Ginástica Acrobática. A assistência as aulas, surge como forma de supervisão pedagógica das colegas de estágio, de forma a ajudar na sua formação, bem como a nossa, principalmente, como observadoras críticas. Outras actividades foram desenvolvidas com o intuito de conhecermos e controlarmos um conjunto de variáveis no processo de gestão e estruturação de projectos/estudos. As acções de natureza científico-pedagógicas individual e colectiva, teve como finalidade sugerir alguns conhecimentos/percepções em algumas temáticas da nossa área aos colegas de profissão. Na última parte deste relatório, expõe-se algumas conclusões e recomendações deste estágio na nossa formação. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1675 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Actos pedagógicos | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Professor | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Actividades | pt_PT |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Processos | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio do mestrado em ensino da educação física nos ensinos básicos e secundário: Escola Básica e Secundária dos 2 e 3º Ciclos de São Roque | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório apresentado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |