Publication
A construção de um parque eólico: potencialidades e desafios na formação de professores
dc.contributor.author | Fernandes, Elsa | |
dc.contributor.author | Lopes, Paula Cristina | |
dc.contributor.author | Abreu, Sónia | |
dc.date.accessioned | 2023-01-05T14:54:50Z | |
dc.date.available | 2023-01-05T14:54:50Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Em tempos de mudança é importante introduzir tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estas alteram a natureza do trabalho que se realiza na sala de aula. Ao fazê-lo, colocamos em interação e trazemos à discussão três componentes importantes: o conteúdo curricular, o método pedagógico adotado e a competência a nível tecnológico e, dessa forma, integramos a tecnologia a três níveis – o teórico, o pedagógico e o metodológico (Mishra & Koehler, 2006). Apoiadas no modelo Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK) - Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK) bem como nos princípios da Educação Crítica de Paulo Freire, trazemos à discussão uma prática de formação de professores que tem como foco a transformação de práticas dos professores em formação, através da inclusão de tecnologias digitais e de metodologias de trabalho nas quais o diálogo é fundamental para que o aluno/formando tenha um papel ativo e crítico na sua aprendizagem. Analisaremos a implementação de um cenário de aprendizagem que tem como foco a construção de um parque eólico, com utilização da modelação 3D, no sentido de analisar as potencialidades e desafios deste tipo de trabalho no processo de ensino-aprendizagem. | pt_PT |
dc.description.abstract | In times of change, it is important to introduce technologies in the teaching-learning process, as these alter the nature of the work that is carried out in the classroom. In doing so, we put into interaction and bring to the discussion three important components: the curricular content, the pedagogical method adopted and the competence at the technological level and, thus, we integrate technology at three levels - the theoretical, the pedagogical and the methodological (Mishra & Koehler, 2006). Supported by the Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK) model as well as the principles of Critical Education by Paulo Freire, in this commu nication, we will analyze a teacher training practice that focuses on transforming teacher practices in training, through the inclusion of digital technologies and work methodologies in which dialogue is essential for the teacher that learns to have an active and critical role in their learning. We will analyze the implementation of a learning scenario that focuses on the construction of a wind farm, using 3D modeling, to analyze the potential and challenges of this type of work in the teaching-learning process. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34640/universidademadeira2022fernandeslopes | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/4885 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) | pt_PT |
dc.relation | Center for Research in Education | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Diálogo | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Professores em formação | pt_PT |
dc.subject | Modelação 3D | pt_PT |
dc.subject | Dialogue | pt_PT |
dc.subject | Learning | pt_PT |
dc.subject | Teachers training | pt_PT |
dc.subject | 3D modeling | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | A construção de um parque eólico: potencialidades e desafios na formação de professores | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Center for Research in Education | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal, Madeira (Portugal) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 289 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 273 | pt_PT |
oaire.citation.title | Paulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia. No Centenário do seu nascimento (1921-2021) | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Fernandes | |
person.familyName | Reis Lopes | |
person.familyName | Teixeira Faria de Abreu | |
person.givenName | Elsa | |
person.givenName | Paula Cristina | |
person.givenName | Sónia José | |
person.identifier.ciencia-id | D614-35E0-4AFA | |
person.identifier.ciencia-id | D51A-0E26-9F65 | |
person.identifier.ciencia-id | 1910-62BA-13EA | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9867-6230 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55441570100 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | db31d6f9-837a-4912-b3ac-b8a15272c2ae | |
relation.isAuthorOfPublication | 70e52967-d73a-47da-8246-1fc1ce565b93 | |
relation.isAuthorOfPublication | 33c2f132-9630-4611-b591-e6fc872f432d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 70e52967-d73a-47da-8246-1fc1ce565b93 | |
relation.isProjectOfPublication | 3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687 |