Repository logo
 
Publication

A construção de um parque eólico: potencialidades e desafios na formação de professores

dc.contributor.authorFernandes, Elsa
dc.contributor.authorLopes, Paula Cristina
dc.contributor.authorAbreu, Sónia
dc.date.accessioned2023-01-05T14:54:50Z
dc.date.available2023-01-05T14:54:50Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEm tempos de mudança é importante introduzir tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estas alteram a natureza do trabalho que se realiza na sala de aula. Ao fazê-lo, colocamos em interação e trazemos à discussão três componentes importantes: o conteúdo curricular, o método pedagógico adotado e a competência a nível tecnológico e, dessa forma, integramos a tecnologia a três níveis – o teórico, o pedagógico e o metodológico (Mishra & Koehler, 2006). Apoiadas no modelo Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK) - Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK) bem como nos princípios da Educação Crítica de Paulo Freire, trazemos à discussão uma prática de formação de professores que tem como foco a transformação de práticas dos professores em formação, através da inclusão de tecnologias digitais e de metodologias de trabalho nas quais o diálogo é fundamental para que o aluno/formando tenha um papel ativo e crítico na sua aprendizagem. Analisaremos a implementação de um cenário de aprendizagem que tem como foco a construção de um parque eólico, com utilização da modelação 3D, no sentido de analisar as potencialidades e desafios deste tipo de trabalho no processo de ensino-aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractIn times of change, it is important to introduce technologies in the teaching-learning process, as these alter the nature of the work that is carried out in the classroom. In doing so, we put into interaction and bring to the discussion three important components: the curricular content, the pedagogical method adopted and the competence at the technological level and, thus, we integrate technology at three levels - the theoretical, the pedagogical and the methodological (Mishra & Koehler, 2006). Supported by the Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK) model as well as the principles of Critical Education by Paulo Freire, in this commu nication, we will analyze a teacher training practice that focuses on transforming teacher practices in training, through the inclusion of digital technologies and work methodologies in which dialogue is essential for the teacher that learns to have an active and critical role in their learning. We will analyze the implementation of a learning scenario that focuses on the construction of a wind farm, using 3D modeling, to analyze the potential and challenges of this type of work in the teaching-learning process.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2022fernandeslopespt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4885
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)pt_PT
dc.relationCenter for Research in Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDiálogopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectProfessores em formaçãopt_PT
dc.subjectModelação 3Dpt_PT
dc.subjectDialoguept_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectTeachers trainingpt_PT
dc.subject3D modelingpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA construção de um parque eólico: potencialidades e desafios na formação de professorespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter for Research in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage289pt_PT
oaire.citation.startPage273pt_PT
oaire.citation.titlePaulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia. No Centenário do seu nascimento (1921-2021)pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameFernandes
person.familyNameReis Lopes
person.familyNameTeixeira Faria de Abreu
person.givenNameElsa
person.givenNamePaula Cristina
person.givenNameSónia José
person.identifier.ciencia-idD614-35E0-4AFA
person.identifier.ciencia-idD51A-0E26-9F65
person.identifier.ciencia-id1910-62BA-13EA
person.identifier.orcid0000-0002-9867-6230
person.identifier.scopus-author-id55441570100
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationdb31d6f9-837a-4912-b3ac-b8a15272c2ae
relation.isAuthorOfPublication70e52967-d73a-47da-8246-1fc1ce565b93
relation.isAuthorOfPublication33c2f132-9630-4611-b591-e6fc872f432d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery70e52967-d73a-47da-8246-1fc1ce565b93
relation.isProjectOfPublication3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A construção de um parque eólico.pdf
Size:
635.95 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: