Repository logo
 
Publication

A prática pedagógica com a mediação de filmes e documentários na formação técnica de alunos do curso técnico em edificações do IFPE - Campus Pesqueira-Pernambuco-Brasil

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Fernando Luís de Sousa
dc.contributor.advisorPereira, José Santos
dc.contributor.authorAraújo, José Maria de
dc.date.accessioned2020-01-22T15:43:31Z
dc.date.available2020-01-22T15:43:31Z
dc.date.issued2016-07-04
dc.description.abstractNeste estudo, visamos investigar a inovação pedagógica na formação dos alunos do Curso Técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Pesqueira – Pesqueira - Pernambuco – Brasil, tendo como objetivo analisar a formação técnica a partir da cultura visual e dos recursos midiáticos atrelados ao mundo concreto da docência escolar. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico para capturar o fenômeno estudado, utilizando como instrumentos e técnicas a observação participante, diário de campo, entrevistas, fotografias, filmes e documentários. Dessa forma, coletamos e analisamos os achados, tendo como pano de fundo a cultura das imagens fincada no chão da sala de aula, numa prática pedagógica construcionista inovadora.pt_PT
dc.description.abstractIn this study, we aimed to investigate the pedagogical innovation in the training of students of technical courses in Buildings of the Federal Institute of Education, Science and Technology - Campus Pesqueira – Pernambuco – Brazil. It’s main objective was to analyze the technical training from the culture of visuality and media resources linked to the real world of school teaching. To this end, we conducted a qualitative ethnographic research to capture the studied phenomenon, using as tools and techniques the participant observation, field diary, interviews, photos, movies and documentaries. Thus, we collected and analyzed the findings, and as a backdrop, the culture of images stucked on the classroom floor, in a constructionist and innovative pedagogical practice.pt_PT
dc.identifier.tid202370470pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2690
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCultura visualpt_PT
dc.subjectEducação profissionalpt_PT
dc.subjectEtnografiapt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectConstrucionismopt_PT
dc.subjectVisual culturept_PT
dc.subjectProfessional educationpt_PT
dc.subjectEthnographypt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectConstructionismpt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subjectPernambuco (Brasil)pt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA prática pedagógica com a mediação de filmes e documentários na formação técnica de alunos do curso técnico em edificações do IFPE - Campus Pesqueira-Pernambuco-Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoJoséAraújo.pdf
Size:
1.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: