Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio de educação física, realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Ana José Aguiar
dc.contributor.authorQuintal, José Pedro Neves
dc.date.accessioned2021-05-17T12:33:33Z
dc.date.available2021-05-17T12:33:33Z
dc.date.issued2021-03-23
dc.description.abstractEste relatório de estágio está inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, cuja sua aplicação fora efetuada na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no ano letivo de 2019/2020, numa turma de 11º ano de escolaridade. O EP é um momento de enorme preponderância na construção da identidade do docente, tendo em consideração que este é um período marcado por um conjunto de ocorrências particulares e singulares, que irão demarcar o estilo do professor para o resto da sua carreira (Santos, 2012). Desta forma, o EP pode ser caracterizado por ser a fase final da formação inicial do futuro docente, através da qual o professor estagiário tem a oportunidade de passar pelo processo de lecionação, colocando em prática todo o conhecimento adquirido durante o seu processo formativo (Caires & Almeida, 2003). Contudo, o professor não deve ser encarado como um mero transmissor de informação, mas sim como um membro catalisador do processo de ensino-aprendizagem do aluno. Este estágio didático-pedagógico foi constituído por um conjunto de atividades, tais como: (i) Prática Letiva; (ii) Atividades de Intervenção no Meio; (iii) Atividades de Intervenção na Comunidade e (iv) Ações de Natureza Científico-Pedagógicas. Em síntese, durante este ano de estágio pedagógico, através de toda a nossa intervenção didático-pedagógica, tínhamos o objetivo primordial de preparar e formar os alunos de forma integral, no sentido de os dotar de ferramentas que os ajudassem a debelar os desafios e exigências que se lhes adivinham numa sociedade global que está em constante mudança.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report is part of the Master in Physical Education Teaching in the Basic and Secondary Education of the University of Madeira, whose application was carried out at the Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, in the academic year 2019/2020, in a class of 11th year of schooling. The Pedagogical Internship is a moment of enormous preponderance in the construction of the teacher's identity, considering that this is a period marked by a set of particular and singular occurrences, which will demarcate the teacher's style for the rest of his career (Santos, 2012). In this way, the Pedagogical Internship can be characterized as being the final stage of the initial training of the future teacher, through which the trainee teacher has the opportunity to go through the teaching process, putting into practice all the knowledge acquired during his training process (Caires & Almeida, 2003). However, the teacher should not be seen as a mere transmitter of information, but as a catalyst member of the student's teaching-learning process. This didactic-pedagogical internship was constituted by a set of activities, such as: (i) Teaching Practice; (ii) Intervention Activities in the Environment; (iii) Intervention Activities in the Community and (iv) Actions of a Scientific-Pedagogical Nature. In summary, during this year of pedagogical internship, through all our didactic pedagogical intervention, we had the primary objective of fully preparing and training students, in order to provide them with tools that would help them to solve the challenges and demands who can guess them in a global society that is constantly changing.pt_PT
dc.identifier.tid202714594pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3408
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectEstágio didático-pedagógicopt_PT
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectEnsino à distânciapt_PT
dc.subjectPhysical educationpt_PT
dc.subjectDidactic-pedagogical Internshippt_PT
dc.subjectTeaching learning-processpt_PT
dc.subjectDistance learningpt_PT
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio de educação física, realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarcopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
REM_Jose_Quintal_2025815-VF.pdf
Size:
7.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format