Repository logo
 
Publication

Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismo

datacite.subject.fosCiências Naturais::Matemáticaspt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFernandes, Elsa Maria dos Santos
dc.contributor.authorGomes, Miguel Ângelo Nóbrega
dc.date.accessioned2017-09-18T10:49:16Z
dc.date.available2017-09-18T10:49:16Z
dc.date.issued2012-06-01
dc.description.abstractEste relatório consiste numa reflexão sobre a minha experiência profissional, ao longo dos últimos vinte e dois anos, no âmbito do ensino da Matemática, no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino, nas metodologias de ensino utilizadas, no contexto de coordenação de projetos de empreendedorismo e no papel de formador de docentes. Para enquadrar esta reflexão com os princípios teóricos realizados por vários autores, faço uma revisão de literatura sobre os principais temas deste trabalho: integração das TIC no ensino, as grandes teorias da aprendizagem (comportamentalismo, cognitivismo, construtivismo), a área de projeto e o ensino do empreendedorismo. Faço ainda uma descrição das principais funções e atividades profissionais que realizei e que permitem compreender algumas das opções tomadas no percurso desenvolvido. Procuro ainda relacionar o enquadramento teórico com a minha experiência pessoal e profissional e daí tirar algumas conclusões sobre como foram realizadas algumas das minhas escolhas sobre as metodologias de ensino por mim tomadas.pt_PT
dc.description.abstractThis report is a reflection of my professional experience over the last twenty two years, about the teaching of mathematics, the educational use of Information and Communication Technologies, the teaching methodologies used, the entrepreneurship project management context and the role of teachers training. To frame this discussion with theoretical principles carried out by several authors I did a literature review on the main themes of this work: the ICT integration in education, the major learning theories (behaviorism, cognitivism and constructivism), the project area and entrepreneurship learning. I also made a description of the main functions and professional activities that allow us to understand some of the choices made in this development. I tried to relate the theoretical framework with my personal and professional experience and, then, draw some conclusions about how my choices have been made on the teaching methods.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1638
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectExperiência profissionalpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectTrabalho de projetopt_PT
dc.subjectModelos de integração das TICpt_PT
dc.subjectEmpreendedorismopt_PT
dc.subjectProfessional experiencept_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.subjectProject workpt_PT
dc.subjectModels of ICT integrationpt_PT
dc.subjectEntrepreneurshippt_PT
dc.subjectEnsino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectCentro de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleEnsino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório da atividade profissional no âmbito do Mestrado em Ensino de Matemática do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário da Universidade da Madeirapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoMiguelGomes.pdf
Size:
709.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: