dc.contributor.author | Basílio, Carina | |
dc.contributor.author | Ascensão, Marta | |
dc.contributor.author | Carvalho, João | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Ana | |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T14:40:38Z | |
dc.date.available | 2017-12-07T14:40:38Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | O presente artigo pretende analisar a abordagem da Orientação no contexto escolar, bem como explorar potenciais estratégias didático-pedagógicas, que auxiliem os docentes de Educação Física na abordagem desta matéria. Procedeu-se numa primeira fase a um levantamento bibliográfico sobre as caraterísticas e contribuição da Orientação e do Geocaching na formação do aluno. Numa segunda fase, procedeu-se a elaboração de dois questionários online a professores e aos alunos sobre a abordagem, a pertinência e as condicionantes da operacionalização da Orientação e do Geocaching. Participaram no estudo 63 alunos do ensino superior (curso de Educação Física e Desporto) e 56 professores de Educação Física do 1º, 2º e 3ºciclos e secundário. Da análise dos resultados constata-se que os alunos reportam que 76% experimentaram a Orientação nas aulas de Educação Física e que 98% afirma ter sido uma experiência gratificante, no entanto apenas 57% afirma ter vivenciado o Geocaching sendo que todos consideraram uma experiência muito gratificante. Por sua vez os docentes reportam na sua maioria ter abordado a matéria de orientação, reportando como principais condicionalismos a sua abordagem a limitação de recursos e a falta de formação. Quando inquiridos sobre a modalidade de Geocaching, 61% dos docentes afirma conhecer esta modalidade e 91% considera pertinente a sua aplicação. Os resultados deste estudo reportam elevados níveis motivacionais quando é apresentada uma prática desportiva variada, regular e autónoma. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8805-10-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1724 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade da Madeira | pt_PT |
dc.subject | Orientação | pt_PT |
dc.subject | Geocaching | pt_PT |
dc.subject | Operacionalização | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Orientação e geocaching: uma abordagem em contexto escolar | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 133 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 117 | pt_PT |
oaire.citation.title | Problemáticas da educação física II | pt_PT |
person.familyName | Rodrigues | |
person.givenName | Ana | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1675-984X | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 76520f0b-1d4b-4ec4-9361-edc4f71e07df | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 76520f0b-1d4b-4ec4-9361-edc4f71e07df |