Publication
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira tendo em vista a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha | |
dc.contributor.author | Faria, Mary Cilly Manica | |
dc.date.accessioned | 2016-01-18T11:31:34Z | |
dc.date.available | 2016-02-19T01:30:08Z | |
dc.date.issued | 2014-05 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Relatório da Prática Pedagógica, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade da Madeira. Neste trabalho apresentou-se a intervenção pedagógica desenvolvida na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, numa sala de Educação Pré-Escolar, com crianças com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos. Primeiro expôs-se a contextualização teórica que fundamentou a prática, procurando revelar os pressupostos teóricos mais importantes para a ação, tais como a identidade do Educador e principais teorias de Piaget e Vygotsky. Os Modelos Pedagógicos High/Scope, Movimento da Escola Moderna e as estratégias: aprendizagem cooperativa e diferenciação pedagógica também foram elementos indispensáveis para a ação. Recorrendo à observação participante, à análise documental do Projeto Curricular de Grupo e a diálogos com as crianças e a Educadora Cooperante, descobriu-se que o grupo apresentava problemas de comunicação oral. Com a investigação-ação ambicionou-se descobrir meios e atividades que pudessem auxiliar as crianças a comunicar oralmente. Para isto, foi necessário colocar em prática diversas atividades a fim de descobrir quais seriam as mais eficazes, tendo em vista colmatar as dificuldades sentidas. Consequentemente estimulou-se o diálogo, recorreu-se à Expressão Dramática, motivação, reforço positivo, histórias e recontos. Com isto constatou-se que a motivação, reforço positivo, histórias, recontos, diálogos em pequeno e grande grupo, levaram efetivamente as crianças comunicar oralmente de forma voluntária e mais espontânea. Por último, apresentou-se o desenvolvimento do Estágio, onde foi exposta a intervenção com o grupo e comunidade educativa, assim como os instrumentos de avaliação adotados para a verificação da aquisição das aprendizagens. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/998 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira tendo em vista a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira tendo em vista a obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |