dc.contributor.author | Sousa, Jesus Maria | |
dc.date.accessioned | 2020-06-16T14:26:04Z | |
dc.date.available | 2020-06-16T14:26:04Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Por estar empenhada na formação integral da Pessoa, reconheço que a educação estética e artística constitui uma componente imprescindível do amplo legado cultural acumulado e merecedor de ser transmitido às novas gerações através do Currículo, pois este corporifica a Cultura (Sousa, 2015). E sendo as Artes parte importante da Cultura, pretendo, com base nos documentos legais mais recentes da política educativa portuguesa (OCEPE, 1997; OCEPE, 2016; CNEB, 2011; Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, 2017; DL 55/2018; Aprendizagens Essenciais-Educação Artística, 2018; Programa de Educação Estética e Artística, 2018), analisar criticamente, do ponto de vista curricular, a sua coerência interna no que diz respeito à tensão existente entre a designação de Expressão e a de Educação, após ter procedido à clarificação de alguns conceitos, para melhor se entender a argumentação apresentada. A comunicação conclui com a defesa da sensibilização estética e artística na educação pré-escolar e escolar, na medida em que esta contribui para o desenvolvimento integral do indivíduo, ao fomentar autonomia, espírito de iniciativa, criatividade e imaginação, inteligência emocional e desenvolvimento moral e cognitivo, capacidade de reflexão crítica, bem como liberdade de pensamento e de ação, tal como se encontra plasmado no Roteiro da Educação Artística, resultante da Conferência Mundial de Educação Artística, realizada em Lisboa, em 2006, sob a égide da UNESCO. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Artes no currículo: expressão ou educação? / Jesus Maria Sousa. - In: Educação, artes, cultura: discursos e práticas / org. Ana Cristina Duarte, Natalina Cristóvão. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2020. - ISBN 978-989-54390-3-4. - p. 83-92. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/2805 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação | pt_PT |
dc.relation | Center for Research in Education | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Artes | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Educação artística | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Artes no currículo: expressão ou educação? | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Center for Research in Education | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal, Madeira (Portugal) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 92 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 83 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação, artes, cultura: discursos e práticas | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Sousa | |
person.givenName | Jesus Maria | |
person.identifier.ciencia-id | 6213-31CC-FF2E | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1931-8858 | |
person.identifier.rid | A-7543-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7202617780 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 6f9489d9-eb5e-4d10-ad57-552a22535581 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6f9489d9-eb5e-4d10-ad57-552a22535581 | |
relation.isProjectOfPublication | 3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- CapítuloArtes no currículo.pdf
- Size:
- 107.18 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format