Repository logo
 
Publication

Artes no currículo: expressão ou educação?

dc.contributor.authorSousa, Jesus Maria
dc.date.accessioned2020-06-16T14:26:04Z
dc.date.available2020-06-16T14:26:04Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractPor estar empenhada na formação integral da Pessoa, reconheço que a educação estética e artística constitui uma componente imprescindível do amplo legado cultural acumulado e merecedor de ser transmitido às novas gerações através do Currículo, pois este corporifica a Cultura (Sousa, 2015). E sendo as Artes parte importante da Cultura, pretendo, com base nos documentos legais mais recentes da política educativa portuguesa (OCEPE, 1997; OCEPE, 2016; CNEB, 2011; Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, 2017; DL 55/2018; Aprendizagens Essenciais-Educação Artística, 2018; Programa de Educação Estética e Artística, 2018), analisar criticamente, do ponto de vista curricular, a sua coerência interna no que diz respeito à tensão existente entre a designação de Expressão e a de Educação, após ter procedido à clarificação de alguns conceitos, para melhor se entender a argumentação apresentada. A comunicação conclui com a defesa da sensibilização estética e artística na educação pré-escolar e escolar, na medida em que esta contribui para o desenvolvimento integral do indivíduo, ao fomentar autonomia, espírito de iniciativa, criatividade e imaginação, inteligência emocional e desenvolvimento moral e cognitivo, capacidade de reflexão crítica, bem como liberdade de pensamento e de ação, tal como se encontra plasmado no Roteiro da Educação Artística, resultante da Conferência Mundial de Educação Artística, realizada em Lisboa, em 2006, sob a égide da UNESCO.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationArtes no currículo: expressão ou educação? / Jesus Maria Sousa. - In: Educação, artes, cultura: discursos e práticas / org. Ana Cristina Duarte, Natalina Cristóvão. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2020. - ISBN 978-989-54390-3-4. - p. 83-92.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2805
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeira, Centro de Investigação em Educaçãopt_PT
dc.relationCenter for Research in Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectArtespt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleArtes no currículo: expressão ou educação?pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter for Research in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage92pt_PT
oaire.citation.startPage83pt_PT
oaire.citation.titleEducação, artes, cultura: discursos e práticaspt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameSousa
person.givenNameJesus Maria
person.identifier.ciencia-id6213-31CC-FF2E
person.identifier.orcid0000-0002-1931-8858
person.identifier.ridA-7543-2014
person.identifier.scopus-author-id7202617780
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication6f9489d9-eb5e-4d10-ad57-552a22535581
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6f9489d9-eb5e-4d10-ad57-552a22535581
relation.isProjectOfPublication3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CapítuloArtes no currículo.pdf
Size:
107.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format