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Abstract(s)
Os estudos acerca da inteligência emocional têm explorado as repercussões e a
importância deste constructo no quotidiano dos individuo. Os estudos na infância, em
particular, têm-se debruçado sobre estratégias e métodos que permitam o desenvolvimento de competências associadas a este domínio.
No processo de leitura, nomeadamente de histórias, existe toda uma descodificação
de narrativas, papeis e emoções que não se traduzem apenas no aumento de conhecimentos
mas igualmente em aprendizagens que podem ser transpostas para a vida real. Os estudos
entre a inteligência emocional e a leitura são muito escassos, assim esta investigação
objetiva verificar se existe relação entre a inteligência emocional e a leitura
Neste estudo participaram 138 crianças com idades compreendidas entre os oito e
os 11 anos de idade e que frequentavam o 3º e 4º ano de escolaridade em dois
estabelecimentos de ensino público da Região Autónoma da Madeira (RAM). Foram
aplicados um Questionário acerca da Leitura, o Emotional Quotient-inventory: youth
version (EQ-i: YV (short form)) e o Test of Emotional Comprehension (TEC- versão
computorizada).
Os resultados obtidos sugerem que a Inteligência emocional está relacionada com a
leitura, no sentido que as crianças que gostam de ler e que têm hábitos de leitura,
apresentaram valores mais elevados nos instrumentos administrados. Observou-se ainda
que os resultados são diferentes consoante os tipos de livros, a influência de outros
indivíduos e até mesmo as razões da escolha de um determinado livro.
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Keywords
Inteligência emocional Leitura Infância Educação emocional Madeira (Portugal) . Centro de Artes e Humanidades