Publication
A inteligência emocional e a leitura: um estudo com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
dc.contributor.advisor | Franco, Maria da Glória Salazar d`Eça Costa | |
dc.contributor.author | Freitas, Lénia Carina Vieira | |
dc.date.accessioned | 2013-07-09T09:55:07Z | |
dc.date.available | 2013-07-09T09:55:07Z | |
dc.date.issued | 2013-07-09 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | Os estudos acerca da inteligência emocional têm explorado as repercussões e a importância deste constructo no quotidiano dos individuo. Os estudos na infância, em particular, têm-se debruçado sobre estratégias e métodos que permitam o desenvolvimento de competências associadas a este domínio. No processo de leitura, nomeadamente de histórias, existe toda uma descodificação de narrativas, papeis e emoções que não se traduzem apenas no aumento de conhecimentos mas igualmente em aprendizagens que podem ser transpostas para a vida real. Os estudos entre a inteligência emocional e a leitura são muito escassos, assim esta investigação objetiva verificar se existe relação entre a inteligência emocional e a leitura Neste estudo participaram 138 crianças com idades compreendidas entre os oito e os 11 anos de idade e que frequentavam o 3º e 4º ano de escolaridade em dois estabelecimentos de ensino público da Região Autónoma da Madeira (RAM). Foram aplicados um Questionário acerca da Leitura, o Emotional Quotient-inventory: youth version (EQ-i: YV (short form)) e o Test of Emotional Comprehension (TEC- versão computorizada). Os resultados obtidos sugerem que a Inteligência emocional está relacionada com a leitura, no sentido que as crianças que gostam de ler e que têm hábitos de leitura, apresentaram valores mais elevados nos instrumentos administrados. Observou-se ainda que os resultados são diferentes consoante os tipos de livros, a influência de outros indivíduos e até mesmo as razões da escolha de um determinado livro. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/433 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Inteligência emocional | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Educação emocional | por |
dc.subject | Madeira (Portugal) | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Artes e Humanidades | por |
dc.title | A inteligência emocional e a leitura: um estudo com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Psicologia da Educação | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | por |