Repository logo
 
Publication

Turismo de golfe: um segmento do mercado do turismo desportivo

dc.contributor.advisorSoares, Jorge Alexandre Pereira
dc.contributor.advisorRodrigues, Ricardo Fabrício
dc.contributor.authorFaria, Ricardo Nuno Leixo
dc.date.accessioned2013-06-14T10:18:24Z
dc.date.available2013-06-14T10:18:24Z
dc.date.issued2013-06-14
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractTurismo e Desporto são elementos fundamentais da cultura dos nossos dias e mostram uma influência muito específica no comportamento das sociedades atuais. Um dos tipos de turismo desportivo é o turismo ativo. Este tem sido um dos pontos de transformação no contexto do turismo, uma vez que mais do que sítios diferentes ou oportunidades de descanso, as pessoas viajam cada vez mais à procura de novas experiências, novas vivências associadas a diversas práticas ativas. Dando corpo ao turismo desportivo ativo, a modalidade que melhor o tem caracterizado é o golfe. O golfe têm-se pautado como um dos principais produtos mais conhecidos a nível mundial, sobretudo se associado ao turismo. O presente estudo decorre de um trabalho de campo, realizado na Região Autónoma da Madeira, cujo propósito passa por aferir a existência de um mercado específico de turismo de golfe. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se o inquérito por questionário, aplicado numa amostra de 240 turistas. A inquirição decorreu nos três campos de golfe existentes no destino. Os objetivos do estudo incidem na caracterização do perfil do turista de golfe, em enumerar as motivações do mesmo para visitar o destino, na medição do seu grau de fidelização para com o destino, em identificar os clusters representativos do perfil do turista de golfe e em avaliar a experiência dos golfistas no destino. Os resultados indicaram que de facto existe um mercado específico de turismo de golfe, isto porque 60% dos praticantes de golfe turístico que visitam o destino são motivados em primeiro lugar pela possibilidade de praticar golfe. Concluiu-se também que este segmento apresenta dois clusters associados, o turista de golfe e o turista de beleza natural & golfe. São apresentadas ainda algumas sugestões de procedimentos, ao nível das administrações como também a nível científico.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/408
dc.language.isoporpor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectDesportopor
dc.subjectGolfepor
dc.subjectTurismo ativopor
dc.subjectPerfilpor
dc.subjectMadeira (Portugal)por
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispor
dc.titleTurismo de golfe: um segmento do mercado do turismo desportivopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Actividade Física e Desportopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoRicardoFaria.pdf
Size:
1.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: