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Projeto de um protótipo de um veículo elétrico
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barros, João Dionísio Simões | |
dc.contributor.author | Azevedo, Victor Wilson Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2015-11-12T10:06:37Z | |
dc.date.available | 2015-11-12T10:06:37Z | |
dc.date.issued | 2015-02 | |
dc.description.abstract | Os veículos movidos com combustíveis fósseis são, hoje em dia, os veículos mais utilizados em transportes. Estes meios de transporte caracterizam-se pelo seu baixo rendimento e por serem poluentes, pelo que, nos últimos anos, tem havido um esforço em criar ou melhorar meios de transporte, através do aumento do seu rendimento e eliminando a emissão de poluentes. A utilização de máquinas elétricas como meio de locomoção é uma das soluções alternativas, uma vez que, estas apresentam um rendimento elevado e não emitem diretamente gases tóxicos, apesar das baterias serem uma das principais dificuldades, no que diz respeito à relação peso/densidade de energia. Por outro lado, as baterias, devido à sua capacidade de armazenamento de energia, podem ser utilizadas para armazenar energia da rede elétrica, contribuindo para uma melhor gestão, e também para armazenar num veículo elétrico a energia gerada em modo de travagem e que posteriormente pode ser utilizada para fazer mover o motor elétrico. Neste trabalho fez-se um projeto de um veículo elétrico (VE) e estudou-se o impacto da utilização em massa de veículos elétricos na gestão da rede de energia elétrica. A verificação experimental fez-se com um conversor DC/DC bidirecional com uma configuração em ponte H e com um conversor DC/DC redutor unidirecional. Utilizaram-se compensadores clássicos para, em malha fechada, regular o binário, a velocidade e a corrente, através de compensadores Proporcional Integrativo (PI) e Proporcional Integrativo Derivativo (PID). No desenvolvimento deste projeto, fez-se uma análise teórica, realizaram-se simulações na ferramenta MATLAB/Simulink onde foram criados modelos do veículo elétrico para verificar o seu comportamento, e seguidamente analisaram-se experimentalmente estes resultados. O controlo deste veículo foi feito com a utilização de microcontroladores de baixo custo, recorrendo a uma arquitetura de processamento distribuído/partilhado, constituindo esse estudo uma nova contribuição. Os resultados demonstraram que o rendimento dos veículos elétricos em média encontram-se nos 85-90 %, superior aos atuais 40% dos veículos a combustão interna, eliminando também a emissão de poluentes. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201132532 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/889 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Veículo elétrico | pt_PT |
dc.subject | Máquina elétrica | pt_PT |
dc.subject | Sistema de controlo do veículo elétrico | pt_PT |
dc.subject | Rede de energia elétrica | pt_PT |
dc.subject | Rendimento | pt_PT |
dc.subject | Controlador PID | pt_PT |
dc.subject | Engenharia de Telecomunicações e Redes de Energia | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Exatas e da Engenharia | pt_PT |
dc.title | Projeto de um protótipo de um veículo elétrico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Redes de Energia | pt_PT |