Repository logo
 
Publication

A filha perdida, de Maggie Gyllenhaal: alteridades e ambivalĂȘncias

dc.contributor.authorMachuca, Jaqueline Castilho
dc.date.accessioned2023-01-25T15:33:32Z
dc.date.available2023-01-25T15:33:32Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractDirigido por Maggie Gyllenhaal, o filme A filha perdida, adaptado do romance homĂŽnimo escrito por Elena Ferrante, narra as fĂ©rias de Leda, uma professora universitĂĄria que questiona a prĂłpria maternidade ao entrar em contato com uma jovem mĂŁe e sua filha. Em um incĂŽmodo jogo de espelhos, a protagonista mergulha em seu passado, expondo gradativamente sua biografia e surpreendendo o espectador com revelaçÔes familiares. A proposta dessa recensĂŁo Ă© analisar o longa-metragem na chave da alteridade e discutir as motivaçÔes das personagens a partir do encontro e do conflito de geraçÔes, sobretudo na perspectiva das ambivalĂȘncias da maternidade. Temas como envelhecimento, liberdade sexual feminina, casamento, emergem da narrativa cinematogrĂĄfica, lançada em 2021, e protagonizada por Olivia Colman. Um dos objetivos Ă© examinar o filme com vistas ao O segundo sexo, de Simone de Beauvoir (2019), para quem a mulher nĂŁo nasce mulher, torna-se mulher, jĂĄ que as pressĂ”es sociais e os ajustes demandados pela configuração patriarcal delineiam o feminino.pt_PT
dc.description.abstractDirected by Maggie Gyllenhaal, the movie The lost daughter, adapted from homonymous novel written by Elena Ferrante, narrates LedaÂŽs vacation, a College Professor who questions her own maternity when she gets in touch with a young mother and her daughter. Inside an uncomfortable game of mirrors, the protagonist dives into her past, gradually exposing her biography, surprising the spectator with family revelations. This review proposal is to analyse the film in the key of otherness and discuss the characters motivations from the meeting and the generations conflict, especially regarding to motherhood ambivalences perspective. Topics such as aging, female sexual freedom, marriage, emerge from the cinematographic narrative, released in 2021, and starring Olivia Colman. One of the goals is to examine the film using the book The second sex, by Simone de Beauvoir (2019), for whom a woman is not born a woman, she becomes a woman, since the social pressures and the adjustments demanded by the patriarchal configuration delineate the feminine.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2022machucapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4962
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeirapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ct-journal.uma.pt/wp-content/uploads/2022/12/MACHUCA-93-98.pdfpt_PT
dc.subjectA filha perdidapt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectMaternidadept_PT
dc.subjectFemininopt_PT
dc.subjectMoviept_PT
dc.subjectMotherhoodpt_PT
dc.subjectFemininept_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleA filha perdida, de Maggie Gyllenhaal: alteridades e ambivalĂȘnciaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage98pt_PT
oaire.citation.startPage93pt_PT
oaire.citation.titleCinema & TerritĂłrio: Revista Internacional de Arte e Antropologia das Imagenspt_PT
oaire.citation.volume7pt_PT
person.familyNameCastilho Machuca
person.givenNameJaqueline
person.identifier.orcid0000-0001-9753-6829
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication893980ed-104d-424e-9247-742737800986
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery893980ed-104d-424e-9247-742737800986

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MACHUCA-93-98.pdf
Size:
568.11 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: