Repository logo
 
Publication

Questionário de atribuições causais para os resultados escolares: novos elementos a partir de um estudo com alunos do ensino superior português

dc.contributor.authorVargas, Jennire G.
dc.contributor.authorMiranda, Lúcia C.
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro Silva
dc.date.accessioned2018-11-22T11:39:05Z
dc.date.available2018-11-22T11:39:05Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEste artigo analisa as características psicométricas do Questionário de Atribuições Causais para o Rendimento Escolar (QARE; Miranda & Almeida, 2008), num grupo de 700 alunos do ensino superior de uma universidade pública portuguesa, a maioria do sexo feminino (55,6%), com uma média de idades nos 21 anos. Este instrumento avalia as atribuições causais para as situações de bom e fraco desempenho académico, respondendo os estudantes numa escala Likert consoante o seu grau de acordo. A análise fatorial exploratória foi conduzida pelo método das componentes principais com rotação varimax e a melhor estrutura encontrada é formada por três agrupamentos de atribuições causais: capacidade, esforço e método de estudo, e contingências externas e aleatórias. Estes resultados apontam que os estudantes no Ensino Superior recorrem sobretudo a aspetos internos ou pessoais para explicar o seu rendimento académico, sugerindo níveis mais elevados de autonomia e autorregulação na aprendizagem. No entanto, as pontuações dos estudantes nas três subescalas não se apresentam correlacionadas de forma expressiva com indicadores objetivos e percebidos do rendimento académico. Face aos resultados psicométricos obtidos tecem-se algumas considerações sobre futuros estudos com este questionário avaliando a motivação académica.pt_PT
dc.description.abstractThis article analyzes the psychometric characteristics of the questionnaire on Causal Attributions for School Outcomes (QARE; Miranda & Almeida, 2008), in a group of 700 higher education students from a Portuguese public university, most of them female (55.6%) with an average age of 21 years. This questionnaire assesses the causal attributions for good and poor academic achievement, through the responses given by students on a five-points Likert scale according to their degree of agreement. The exploratory factorial analysis was conducted using the principal components method with varimax rotation and the best structure found was formed by three groups of causal assignments: capacity, effort and method of study, and external and random contingencies. These results indicate that students in Higher Education resort mainly to internal or personal aspects to explain their academic performance, suggesting higher levels of autonomy and self-regulation in learning. However, student scores on the three subscales are not significantly correlated with objective and perceived academic performance indicators. Considering the psychometric results obtained, some considerations are presented about future studies with this questionnaire, evaluating the academic motivation.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVargas, J. G., Miranda, L. C., & Almeida, L. S. (2018). Questionário de atribuições causais para os resultados escolares: novos elementos a partir de um estudo com alunos do ensino superior português. Amazônica-Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação, 21(1, Jan-Jun), 8-24.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2180
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMotivação académicapt_PT
dc.subjectAtribuições causaispt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectRendimento académicopt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectAcademic motivationpt_PT
dc.subjectCausal attributionspt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectAcademic performancept_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleQuestionário de atribuições causais para os resultados escolares: novos elementos a partir de um estudo com alunos do ensino superior portuguêspt_PT
dc.title.alternativeQUESTIONNAIRE OF CAUSAL ATTRIBUTIONS FOR SCHOOL OUTCOMES (QARE): NEW ELEMENTS FROM A STUDY WITH STUDENTS OF PORTUGUESE HIGHER EDUCATIONpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage24pt_PT
oaire.citation.startPage8pt_PT
oaire.citation.titleAmazônica-Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume21, nº 1pt_PT
person.familyNameCerqueira de Miranda
person.familyNameAlmeida
person.givenNameLúcia do Rosário
person.givenNameLeandro
person.identifier.ciencia-idAD1E-94B0-3055
person.identifier.orcid0000-0002-0652-0811
person.identifier.orcid0000-0002-0651-7014
person.identifier.ridB-3040-2011
person.identifier.scopus-author-id7102247228
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6c2e7bda-f556-41d4-8403-5f920be9617f
relation.isAuthorOfPublication99a55fcd-e3d9-4ae1-b194-3827555b9f0f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery99a55fcd-e3d9-4ae1-b194-3827555b9f0f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
QUESTIONÁRIO DE ATRIBUIÇÕES CAUSAIS PARA OS RESULTADOS ESCOLARES.pdf
Size:
431.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: