Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, José Paulo Gomes
dc.contributor.authorAlves, Eva Cácia Rodrigues
dc.date.accessioned2016-09-14T10:25:41Z
dc.date.available2016-10-14T00:30:09Z
dc.date.issued2016-07
dc.description.abstractA elaboração do presente relatório representa o culminar de uma etapa em que se visa a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório pretende assim, revelar um aglomerado de experiências e desafios vivenciados ao longo de um determinado período de tempo em duas instituições educativas. O percurso pedagógico de formação inicial docente, relatado ao longo do presente relatório, teve como auge os estágios decorridos na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Lombada. As práticas pedagógicas supramencionadas desenvolveram-se na turma do 3.º ano B, entre outubro e novembro de 2014, e na Sala Laranja, com crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos, entre abril e junho de 2015. O Relatório de Estágio abarca diversos pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentaram e orientaram a práxis desenvolvida em contextos que apresentavam particularidades económicas e socioculturais. Estes pressupostos são fundamentais a todo o profissional da educação, na medida em que este deve deter um conjunto de saberes teóricos e práticos que são indissociáveis e que se complementam. Em ambas as valências foram desenvolvidos projetos de investigação-ação, que se caraterizam pelo seu caráter cíclico e contínuo, com o objetivo de se constatarem aspetos que influenciavam o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Surgiram, então, as seguintes questões: Como desenvolver competências de escrita nas crianças do 3.º ano de escolaridade? e Como desenvolver competências sociais e morais em crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos?, na valência do 1.º CEB e do Pré-Escolar respetivamente. Todo o trabalho desenvolvido ao longo das práticas pedagógicas tiveram como base uma reflexão constante, com o intuito de estimular as potencialidades de ambos os grupos.pt_PT
dc.identifier.tid201331055
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1231
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCiências da educaçãopt_PT
dc.subjectInvestigação-acçãopt_PT
dc.subjectTrabalho de projetopt_PT
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_PT
dc.subjectPráxis In Locuspt_PT
dc.subjectEscola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar da Lombadapt_PT
dc.subjectEscola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar da Achadapt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectIdentidade profissionalpt_PT
dc.subjectDocentept_PT
dc.subjectEstágios pedagógicospt_PT
dc.subjectRelatóriopt_PT
dc.subjectPressupostos teóricos e metodológicospt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1.º Ciclopt_PT
dc.subjectPercurso pedagógicopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoEvaAlves.pdf
Size:
6.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: