Publication
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Alves, José Paulo Gomes | |
| dc.contributor.author | Alves, Eva Cácia Rodrigues | |
| dc.date.accessioned | 2016-09-14T10:25:41Z | |
| dc.date.available | 2016-10-14T00:30:09Z | |
| dc.date.issued | 2016-07 | |
| dc.description.abstract | A elaboração do presente relatório representa o culminar de uma etapa em que se visa a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório pretende assim, revelar um aglomerado de experiências e desafios vivenciados ao longo de um determinado período de tempo em duas instituições educativas. O percurso pedagógico de formação inicial docente, relatado ao longo do presente relatório, teve como auge os estágios decorridos na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Lombada. As práticas pedagógicas supramencionadas desenvolveram-se na turma do 3.º ano B, entre outubro e novembro de 2014, e na Sala Laranja, com crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos, entre abril e junho de 2015. O Relatório de Estágio abarca diversos pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentaram e orientaram a práxis desenvolvida em contextos que apresentavam particularidades económicas e socioculturais. Estes pressupostos são fundamentais a todo o profissional da educação, na medida em que este deve deter um conjunto de saberes teóricos e práticos que são indissociáveis e que se complementam. Em ambas as valências foram desenvolvidos projetos de investigação-ação, que se caraterizam pelo seu caráter cíclico e contínuo, com o objetivo de se constatarem aspetos que influenciavam o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Surgiram, então, as seguintes questões: Como desenvolver competências de escrita nas crianças do 3.º ano de escolaridade? e Como desenvolver competências sociais e morais em crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos?, na valência do 1.º CEB e do Pré-Escolar respetivamente. Todo o trabalho desenvolvido ao longo das práticas pedagógicas tiveram como base uma reflexão constante, com o intuito de estimular as potencialidades de ambos os grupos. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201331055 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1231 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Ciências da educação | pt_PT |
| dc.subject | Investigação-acção | pt_PT |
| dc.subject | Trabalho de projeto | pt_PT |
| dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_PT |
| dc.subject | Práxis In Locus | pt_PT |
| dc.subject | Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar da Lombada | pt_PT |
| dc.subject | Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar da Achada | pt_PT |
| dc.subject | Pedagogia | pt_PT |
| dc.subject | Educação | pt_PT |
| dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
| dc.subject | Identidade profissional | pt_PT |
| dc.subject | Docente | pt_PT |
| dc.subject | Estágios pedagógicos | pt_PT |
| dc.subject | Relatório | pt_PT |
| dc.subject | Pressupostos teóricos e metodológicos | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
| dc.subject | Ensino Básico 1.º Ciclo | pt_PT |
| dc.subject | Percurso pedagógico | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.subject | . | pt_PT |
| dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
| dc.title | Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
