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- Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ornelas, Carla Patrícia Cunha; Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaO presente relatório de estágio foi elaborado para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo expor intervenções pedagógicas desenvolvida em ambas as valências. Primeiramente o relatório abarca um enquadramento teórico e metodológico, onde é feita uma contextualização da escola, relativamente as suas raízes históricas, aborda algumas considerações sobre a criança / aluno no meio escolar e aponta documentos que auxiliam e orientam a prática educativa e pedagógica. Segue-se com o realce da importância de uma gestão curricular de qualidade, que coordene esforços e interesses individuais em concordância com um coletivo, fomentando assim boas relações pedagógicas. É exibido um trajeto com opções e estratégias inerentes à intervenção, recorrido a metodologia de investigação-ação. No desfecho do relatório é descrito o processo decorrido nos contextos de estágio, onde foi dinamizado propostas que orientaram uma pedagogia educacional diferenciada e aprendizagens significativas.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Ferreira, Sara de Sá Pereira; Camacho, Maria José de JesusEste relatório de estágio, aliado à sua apresentação oral, tem como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Universidade da Madeira. Surge, assim, como produto do estágio pedagógico realizado em ambas as valências, nos dois primeiros semestres do Mestrado. No 1º semestre, o estágio realizou-se com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar. No 2º semestre, o mesmo realizou-se com uma turma do 3º ano da Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico com PréEscolar da Achada. Deste modo, este relatório alberga não só a componente prática dos estágios mas também os pressupostos teóricos em que me sustentei para os poder desenvolver da melhor forma. Além disso, é também referida a metodologia da Investigação-Ação, uma metodologia fundamental, bastante utilizada nas práticas pedagógicas, tendo sido levantadas questões em torno do desenvolvimento da linguagem oral e do trabalho cooperativo. Em torno de todo este trabalho, não podia faltar uma vertente reflexiva, outra competência que tanto um educador como um professor devem abraçar.
- Caracterização térmica de tubos de explorações petrolíferas em águas profundasPublication . Teixeira, José Henrique Caires; Maia, Lino Manuel Serra; Corbishley, Terry JeffreyEste trabalho foi realizado devido aos novos desafios existentes na área petrolífera, pois tem-se verificado novas necessidades na transferência de calor em tubagens em águas profundas. Com estes novos cenários de produção em águas profundas, existe a preocupação de garantir o escoamento do produto evitando cenários de obstrução nas tubagens. Os principais problemas aquando da exploração petrolífera prendem-se com a ocorrência de parafinas nas paredes dos tubos bem como a formação de hidratos. É descrito neste trabalho as soluções existentes para a transferência do produto e comparação das mesmas. Numa segunda fase é realizado um modelo matemático para análise térmica das tubagens comparando os materiais isolantes propostos, afim de garantir a temperatura mínima do fluido circulante. De salientar que houve a preocupação de ter em conta uma paragem na exploração do petróleo, por motivos de manutenção por exemplo, e garantir dessa maneira a temperatura mínima do mesmo. Este trabalho propõe soluções de isolamento térmico e discute todos os desafios e problemas existentes.
- Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Sousa, Bárbara Ferreira; Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaO presente relatório tem como propósito a obtenção de grau de mestre em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal neste encontra – se incluído os pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentam a minha prática pedagógica. A minha intervenção na vertente Pré-Escolar foi realizada com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos, da Sala dos Cristais na EB1/PE da Achada. Na vertente de 1.º Ciclo do Ensino Básico intervim com a turma do 2º B da EB1/PE da Pena. Durante a prática pedagógica foi utilizada a investigação-ação como metodologia essencial que permite ao professor ter o papel de investigador ao refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem. No decorrer dos estágios pedagógicos foram desenvolvidas duas problemáticas. No 1º ciclo surgiu a problemática: Como utilizar uma aprendizagem cooperativa na sala de aula? E no Pré-Escolar a problemática intitulou-se: Como melhorar as competências sociais e afetivas no Pré-escolar? A utilização da investigação permitiu a implementação de estratégias com o intuito de proporcionar aprendizagens de melhor qualidade. Para abordar esta metodologia recorri à observação participante para desenvolver estratégias com o intuito de estimular, respeitar os seus ritmos e os modos de aprendizagem de cada um, tendo sempre em conta as suas necessidades e os interesses das crianças. Este relatório relata todo o percurso realizado nas duas vertentes pedagógicas sendo também um instrumento de reflexão de todo o processo dando continuidade à construção de uma identidade profissional.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Freitas, Sofia Raquel Rodrigues; Camacho, Maria José de JesusO presente relatório explana a intervenção da prática pedagógica realizada no contexto de Educação Pré- Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como principal objectivo a partilha e a reflexão desta intervenção, nomeadamente numa sala de Pré- Escolar no Infantário «O Carrocel» e numa turma de 1º Ciclo da Escola EB1/PE do Galeão. Este apresenta as opções metodológicas e teóricas, que constituem a fundamentação da consequente intervenção educativa, ou seja, a simbiose entre a componente prática e a teórica, como forma de aquisição de aprendizagens significativas, atendendo ao ciclo sucessivo da observação, planificação, ação e reflexão. Ao longo do relatório menciono os contextos educacionais, em que decorreram a minha intervenção pedagógica, apresentando algumas das atividades desenvolvidas com os grupos de crianças e que se transformaram em espaços de reflexão sobre a minha ação educativa. A questão metodológica adotada neste relatório incide sobre a Investigação- Ação e tem como objetivo refletir sobre as mesmas, implementando estratégias conducentes à solução da problemática encontrada. Este método é apontado como suscetível de provocar uma melhoria significativa ao nível das práticas, na medida em que o mesmo decorre dum trabalho de investigação e de reflexão. Consequentemente, através da observação e da interação com os educandos surgiu a necessidade de investigar e pesquisar estratégias que contribuíssem para a resolução da problemática elencada e que se corporizou na forma como as crianças desenvolvem e adquirem competências sociais, a par e passo com o trabalho colaborativo desenvolvido no contexto escolar. Para finalizar este relatório apresento as considerações finais de toda a minha intervenção educativa nestas instituições, evidenciando os aspetos fulcrais que contribuíram para o alicerçar da minha futura profissionalidade docente.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Alves, Eva Cácia Rodrigues; Alves, José Paulo GomesA elaboração do presente relatório representa o culminar de uma etapa em que se visa a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório pretende assim, revelar um aglomerado de experiências e desafios vivenciados ao longo de um determinado período de tempo em duas instituições educativas. O percurso pedagógico de formação inicial docente, relatado ao longo do presente relatório, teve como auge os estágios decorridos na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Lombada. As práticas pedagógicas supramencionadas desenvolveram-se na turma do 3.º ano B, entre outubro e novembro de 2014, e na Sala Laranja, com crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos, entre abril e junho de 2015. O Relatório de Estágio abarca diversos pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentaram e orientaram a práxis desenvolvida em contextos que apresentavam particularidades económicas e socioculturais. Estes pressupostos são fundamentais a todo o profissional da educação, na medida em que este deve deter um conjunto de saberes teóricos e práticos que são indissociáveis e que se complementam. Em ambas as valências foram desenvolvidos projetos de investigação-ação, que se caraterizam pelo seu caráter cíclico e contínuo, com o objetivo de se constatarem aspetos que influenciavam o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Surgiram, então, as seguintes questões: Como desenvolver competências de escrita nas crianças do 3.º ano de escolaridade? e Como desenvolver competências sociais e morais em crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos?, na valência do 1.º CEB e do Pré-Escolar respetivamente. Todo o trabalho desenvolvido ao longo das práticas pedagógicas tiveram como base uma reflexão constante, com o intuito de estimular as potencialidades de ambos os grupos.
- Estudo da composição e das propriedades bioactivas de plantas produtoras de bagasPublication . Pinto, Joana Carolina Nunes; Castilho, Paula Cristina Machado FerreiraO consumo de frutas e vegetais tem sido associado à prevenção de várias doenças crónicas, nomeadamente doenças cardiovasculares, diabetes, cancro e outras que envolvam processos inflamatórios. As bagas destacam-se pelo seu elevado conteúdo em polifenóis, cujas propriedades antioxidantes contribuem para a manutenção da saúde humana. O presente trabalho teve como alvo de estudo as diferentes partes morfológicas (bagas e folhas) de espécies produtoras de bagas, nomeadamente Elaeagnus umbellata, a Rubus grandofolius, a Sambucus lancolata, a Vaccinium padifolium e a Vaccinium cylindraceum, tendo em vista a sua valorização como produtos alimentares e/ou nutracêuticos. A caracterização físico-química destas espécies permitiu determinar que o teor total de sólidos solúveis (TSS) das bagas varia de 4,4 a 16,5 °Brix. As bagas demonstraram ser a parte morfológica com teor de humidade mais elevado. A análise do perfil fenólico por HPLC-DAD-ESI/MSn, no modo negativo, dos extractos metanólicos mostrou que as folhas apresentam maior conteúdo de compostos fenólicos, comparativamente às bagas. Os ácidos hidroxicinâmicos (derivados dos ácidos cafeicos, cumárico e ferúlico), os ácidos cafeoilquínicos, bem como os flavonóis-O-glicosilados (derivados da quercetina e canferol) predominam nestas espécies. A análise pelo modo positivo permitiu a identificação de antocianinas glicosiladas (delfinidina, cianidina, petunidina, peonidina e malvidina) nas bagas e folhas jovens da espécie Vaccinium padifolium. Os ensaios in vitro de simulação da digestão gastrointestinal permitiram compreender a sua influência na actividade antioxidante dos extractos. Após a digestão, as folhas continuam a apresentar maior capacidade antioxidante do que as bagas. Adicionalmente, concluiu-se que as enzimas presentes neste processo têm menor influência do que o pH e a força iónica dos sucos digestivos. O estudo do efeito inibitório in vitro dos extractos sobre a actividade de enzimas responsáveis pelo metabolismo dos hidratos de carbono permitiu determinar que os viii Joana Pinto (2016) extractos foram mais eficientes na inibição da actividade da α-glucosidase do que na inibição da actividade da α-amilase.
- Building a network Operations Center (NOC) solutionPublication . Sousa, Sebastião Rúben Henriques de; Marques, Eduardo Miguel Dias; Brito, Lina Maria Pestana Leão deEsta dissertação contextualiza e descreve a actividade prática do quotidiano de um gestor de redes informáticas modernas. Define Network Operations Center (NOC) e a sua importância como provedor de serviços de Internet, e aborda a gestão de redes como alicerce teórico mediante a tomada de decisões que a tarefa de gestão coloca. É com base na complexidade da tarefa de gestão que surge a necessidade e o aparecimento consequente de Plataformas de Gestão. Estas plataformas não só auxiliam na tarefa para a qual foram desenvolvidas como substituem todo um conjunto de ferramentas tradicionais, limitadas para a realidade das infraestruturas de telecomunicações actuais. O estudo do NOC da NOS Madeira enfatiza a problemática que as infra-estruturas de média e grande dimensão comportam para os gestores de redes que lá operam. As limitações da plataforma de gestão em uso referentes à definição e organização de utilizadores, dispositivos e grupos respectivos, conjuntamente com a falta de parametrização em notificações justificam uma solução. Aqui, é feita uma análise e um levantamento de requisitos para a selecção da nova plataforma de gestão seguida da proposta de uma solução integrada para resolução do problema. Esta proposta envolve a definição de uma arquitectura, o desenho e a implementação de software próprios para um sistema particular ao qual designamos: ZenDash.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ferro, Cátia Patrícia Freitas; Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaO relatório de estágio enunciado tem como propósito a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. É o culminar de toda uma intervenção pedagógica realizada na turma do 2.º ano da Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico com Pré-Escolar da Pena e com o grupo da Sala dos Super Amigos da Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico com Pré-Escolar da Achada. Neste relatório é enfatizada as experiências decorrentes da práxis, segundo uma metodologia de investigação-ação, caracterizada pela necessidade do docente observar, refletir, criticar e investigar sobre/ e na sua prática pedagógica com os alunos. Assim, a investigação-ação foi uma metodologia fundamental em todo o estágio pedagógico, na promoção de uma prática docente que atenda às eventuais necessidades e interesses das suas crianças. A observação participante e as conversas informais com as docentes cooperantes, conduziram à identificação de questões problemáticas nos dois grupos. No caso da valência do 1.º Ciclo a heterogeneidade do grupo, ao nível de conhecimentos como em diferentes ritmos de aprendizagem, conduziu à elaboração da seguinte questão de investigação: Como fazer face a diferentes ritmos de aprendizagem neste grupo de crianças?, A escolha desta problemática teve como objetivo fornecer uma resposta educativa mais adequada às diferentes necessidades e motivações dos alunos. No que compreende à vertente do Pré-Escolar, um maior conhecimento do grupo permitiu a identificação de problemas ao nível de competências sociais. Neste contexto surgiu como pertinente a formulação da seguinte questão de investigação: Como promover o desenvolvimento sociomoral num grupo de crianças em idade de PréEscolar?, tendo como propósito favorecer o desenvolvimento de comportamentos e interações positivas entre as crianças. Por conseguinte, foram dinamizadas algumas atividades e estratégias, com a intencionalidade de oferecer uma aprendizagem de maior qualidade e mais significativa para todos.
- Educação matemática crítica na sala de aula: contributo na formação de jovens interventivos com a matemáticaPublication . Costa, Isabel Lara Lima da; Fernandes, Elsa Maria dos SantosOs níveis de insucesso na disciplina de matemática nas nossas escolas associados à falta de motivação manifestada por muitos alunos por esta disciplina têm vindo a preocupar todos os intervenientes no processo educativo, que se empenham na busca incansável de novas metodologias que visem combater esta problemática. Surge a necessidade de repensar as práticas pedagógicas de forma a promover uma verdadeira educação matemática alternativa à visão tradicional que impera desde há muito nas nossas salas de aula. Mas, para além da taxa de insucesso e desinteresse, estarão os alunos com resultados notórios à disciplina preparados para participar de forma consciente e autónoma na sociedade onde se encontram inseridos? Será que o ensino da matemática contribui para emancipar estes jovens? Através deste estudo pretendi compreender de que forma a implementação, nas aulas de matemática, de atividades elaboradas à luz da Educação Matemática Crítica poderá contribuir na formação de jovens interventivos com a matemática. A abordagem teórica reflete algumas das minhas preocupações sobre educação matemática, transparecendo a visão de alguns autores sobre esta ao longo dos tempos; analisa o porquê do insucesso do atual modelo de Educação Matemática nas nossas escolas e, por fim, contempla a urgência de uma transição para um tipo de ensino alicerçado numa Educação Matemática Crítica que eduque para a cidadania como resposta ao fracasso dado pelo modelo tradicional às exigências sociais. Esta abordagem teórica abriu portas a novos conhecimentos acerca do que deverá ser uma “verdadeira” educação matemática. O estudo realizado foi do tipo qualitativo e tomou como método a observação participante. A recolha de dados foi realizada através de análises críticas a notícias vinculadas à comunicação social e através da realização de propostas de trabalho envolvendo situações reais e presentes na vivência dos meus alunos, nas quais eles tiveram que investigar e interagir com conceitos matemáticos de forma a tomarem posições críticas perante as mesmas. Algumas atividades geraram a aquisição de novos conhecimentos matemáticos devido à necessidade de justificação das suas opiniões. Através desta investigação ficou evidente a necessidade de alterar o poder formatador da matemática nas nossas práticas como professores e substituir as mesmas pela realização de atividades que proporcionem o desenvolvimento da capacidade dos alunos interagirem criticamente. Neste tipo de tarefas, os alunos mostraram-se mais motivados que na resolução de atividades rotineiras que estavam habituados a realizar. Também reconheceram a importância da Educação Matemática Crítica na sua formação e como promessa ficou a continuação da realização de mais atividades deste género.