Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.04 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório de estágio, aliado à sua apresentação oral, tem como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Universidade da Madeira. Surge, assim, como produto do estágio pedagógico realizado em ambas as valências, nos dois primeiros semestres do Mestrado. No 1º semestre, o estágio realizou-se com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar. No 2º semestre, o mesmo realizou-se com uma turma do 3º ano da Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico com PréEscolar da Achada. Deste modo, este relatório alberga não só a componente prática dos estágios mas também os pressupostos teóricos em que me sustentei para os poder desenvolver da melhor forma. Além disso, é também referida a metodologia da Investigação-Ação, uma metodologia fundamental, bastante utilizada nas práticas pedagógicas, tendo sido levantadas questões em torno do desenvolvimento da linguagem oral e do trabalho cooperativo. Em torno de todo este trabalho, não podia faltar uma vertente reflexiva, outra competência que tanto um educador como um professor devem abraçar.
Description
Keywords
Ciências da educação Educação Pré-escolar Ensino Básico 1.º Ciclo Crianças em idade Pré-escolar Crianças em idade escolar Educadores de infância Professores do Básico 1.º Ciclo Prática pedagógica Competências fundamentais Aprender Estágios pedagógicos 1.º Ciclo do Ensino Básico Crianças Professor Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais