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Abstract(s)
Os níveis de insucesso na disciplina de matemática nas nossas escolas associados à
falta de motivação manifestada por muitos alunos por esta disciplina têm vindo a preocupar
todos os intervenientes no processo educativo, que se empenham na busca incansável de
novas metodologias que visem combater esta problemática. Surge a necessidade de repensar
as práticas pedagógicas de forma a promover uma verdadeira educação matemática
alternativa à visão tradicional que impera desde há muito nas nossas salas de aula. Mas, para
além da taxa de insucesso e desinteresse, estarão os alunos com resultados notórios à
disciplina preparados para participar de forma consciente e autónoma na sociedade onde se
encontram inseridos? Será que o ensino da matemática contribui para emancipar estes
jovens?
Através deste estudo pretendi compreender de que forma a implementação, nas aulas
de matemática, de atividades elaboradas à luz da Educação Matemática Crítica poderá
contribuir na formação de jovens interventivos com a matemática.
A abordagem teórica reflete algumas das minhas preocupações sobre educação
matemática, transparecendo a visão de alguns autores sobre esta ao longo dos tempos; analisa
o porquê do insucesso do atual modelo de Educação Matemática nas nossas escolas e, por
fim, contempla a urgência de uma transição para um tipo de ensino alicerçado numa
Educação Matemática Crítica que eduque para a cidadania como resposta ao fracasso dado
pelo modelo tradicional às exigências sociais.
Esta abordagem teórica abriu portas a novos conhecimentos acerca do que deverá ser
uma “verdadeira” educação matemática.
O estudo realizado foi do tipo qualitativo e tomou como método a observação
participante. A recolha de dados foi realizada através de análises críticas a notícias vinculadas
à comunicação social e através da realização de propostas de trabalho envolvendo situações reais e presentes na vivência dos meus alunos, nas quais eles tiveram que investigar e
interagir com conceitos matemáticos de forma a tomarem posições críticas perante as
mesmas. Algumas atividades geraram a aquisição de novos conhecimentos matemáticos
devido à necessidade de justificação das suas opiniões.
Através desta investigação ficou evidente a necessidade de alterar o poder formatador
da matemática nas nossas práticas como professores e substituir as mesmas pela realização de
atividades que proporcionem o desenvolvimento da capacidade dos alunos interagirem
criticamente. Neste tipo de tarefas, os alunos mostraram-se mais motivados que na resolução
de atividades rotineiras que estavam habituados a realizar. Também reconheceram a
importância da Educação Matemática Crítica na sua formação e como promessa ficou a
continuação da realização de mais atividades deste género.
Description
Keywords
Matemática Educação Aprendizagem Sala de aula Motivação Jovens interventivos Ensino da matemática Ensino Básico e Secundário 3.º Ciclo Educação matemática crítica Educação matemática Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia