Publication
Educação matemática crítica na sala de aula: contributo na formação de jovens interventivos com a matemática
datacite.subject.fos | Ciências Naturais::Matemáticas | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Elsa Maria dos Santos | |
dc.contributor.author | Costa, Isabel Lara Lima da | |
dc.date.accessioned | 2016-10-20T09:11:50Z | |
dc.date.available | 2016-11-20T01:30:08Z | |
dc.date.issued | 2016-07 | |
dc.description.abstract | Os níveis de insucesso na disciplina de matemática nas nossas escolas associados à falta de motivação manifestada por muitos alunos por esta disciplina têm vindo a preocupar todos os intervenientes no processo educativo, que se empenham na busca incansável de novas metodologias que visem combater esta problemática. Surge a necessidade de repensar as práticas pedagógicas de forma a promover uma verdadeira educação matemática alternativa à visão tradicional que impera desde há muito nas nossas salas de aula. Mas, para além da taxa de insucesso e desinteresse, estarão os alunos com resultados notórios à disciplina preparados para participar de forma consciente e autónoma na sociedade onde se encontram inseridos? Será que o ensino da matemática contribui para emancipar estes jovens? Através deste estudo pretendi compreender de que forma a implementação, nas aulas de matemática, de atividades elaboradas à luz da Educação Matemática Crítica poderá contribuir na formação de jovens interventivos com a matemática. A abordagem teórica reflete algumas das minhas preocupações sobre educação matemática, transparecendo a visão de alguns autores sobre esta ao longo dos tempos; analisa o porquê do insucesso do atual modelo de Educação Matemática nas nossas escolas e, por fim, contempla a urgência de uma transição para um tipo de ensino alicerçado numa Educação Matemática Crítica que eduque para a cidadania como resposta ao fracasso dado pelo modelo tradicional às exigências sociais. Esta abordagem teórica abriu portas a novos conhecimentos acerca do que deverá ser uma “verdadeira” educação matemática. O estudo realizado foi do tipo qualitativo e tomou como método a observação participante. A recolha de dados foi realizada através de análises críticas a notícias vinculadas à comunicação social e através da realização de propostas de trabalho envolvendo situações reais e presentes na vivência dos meus alunos, nas quais eles tiveram que investigar e interagir com conceitos matemáticos de forma a tomarem posições críticas perante as mesmas. Algumas atividades geraram a aquisição de novos conhecimentos matemáticos devido à necessidade de justificação das suas opiniões. Através desta investigação ficou evidente a necessidade de alterar o poder formatador da matemática nas nossas práticas como professores e substituir as mesmas pela realização de atividades que proporcionem o desenvolvimento da capacidade dos alunos interagirem criticamente. Neste tipo de tarefas, os alunos mostraram-se mais motivados que na resolução de atividades rotineiras que estavam habituados a realizar. Também reconheceram a importância da Educação Matemática Crítica na sua formação e como promessa ficou a continuação da realização de mais atividades deste género. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1264 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Sala de aula | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.subject | Jovens interventivos | pt_PT |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico e Secundário 3.º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Educação matemática crítica | pt_PT |
dc.subject | Educação matemática | pt_PT |
dc.subject | Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia | pt_PT |
dc.title | Educação matemática crítica na sala de aula: contributo na formação de jovens interventivos com a matemática | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | pt_PT |