Publication
Relatório do estágio pedagógico na Escola Secundária de Francisco Franco
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Lopes, Helder Manuel Arsénio | |
dc.contributor.advisor | Simões, Joana Catarina Marques | |
dc.contributor.author | Teixeira, Joana Vanessa Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2018-03-26T09:24:11Z | |
dc.date.available | 2018-03-26T09:24:11Z | |
dc.date.issued | 2017-11-16 | |
dc.description.abstract | De forma a apresentar todo o trabalho efetuado ao longo do Estágio Pedagógico (EP), realizado no ano letivo 2016 / 2017, apresentaremos, de forma relatada e reflexiva as tarefas que contribuíram para a nossa formação, através do presente Relatório de Estágio. O EP foi constituído por uma componente de caraterização da escola, da Prática Letiva (PL), incluindo uma caraterização da turma, passando para uma Ação de Extensão Curricular (AEC) e por Ações de Natureza Científico Pedagógicas (ANCP). De referir que a componente de PL foi a que mais nos empenhamos e dedicamos o nosso tempo, ao longo do processo, sendo nesta que assumimos o papel de professor de EF, com os seus desafios e variáveis a controlar, para uma maior potencialidade deste processo. Nas restantes componentes fomos adquirindo competências nas diversas áreas, tomando como auxílio as Unidades Curriculares dos planos de estudo da Licenciatura em Educação Física (EF) e Desporto e do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários, da Universidade da Madeira. Podemos ainda contribuir positivamente para a formação contínua de professores, através das ANCP e para um alargamento das experiências pedagógicas dos nossos alunos. Este relatório de estágio é o fechar do ciclo, demonstrando todo o processo traçado, sendo dividido em quatro capítulos, que se referem às componentes constituintes do EP, subdivididas em subcapítulos, completando a informação, sempre que se considere necessário, com anexos ilustrativos do que foi realizado. Assim, temos: (1) caraterização da escola; (2) PL; (3) AEC; e (4) ANCP. Não se pretende, apenas, demonstrar o efetuado ao longo deste ano letivo, mas também mostrar as nossas aprendizagens e as reflexões de todas as componentes do EP, podendo servir como auxílio para futuros estagiários na área da EF. | pt_PT |
dc.description.abstract | In order to present all the work done throughout the pedagogical internship, done in the 2016 / 2017 school year, we will present, in a reported and reflective way, the tasks that contributed to our training, through this Internship Report. The pedagogical internship was constituted of a characterizing of the school, of learner practice, including a characterization of the class, passing to punctual activities experienced and scientific pedagogical actions. It should be noted that the learner practice component was the one that we committed the most and dedicated our time, throughout the process, in which we assumed the function of physical education teacher, with its challenges and variables to be controlled, for a greater potentiality of this process. In the remaining components, we acquired competences in the various areas, taking as an aid the college subjects of the graduation in physical education and Sport and master's degree in teaching, in University of Madeira. We can contribute positively to the continuous formation of teachers, through scientific pedagogical actions and an extension of the pedagogical experiences of our students. This stage document is the closing of the cycle, demonstrating the entire process, being divided into four chapters, which refer to the constituent components of the pedagogical internship, subdivided into sub-chapters, completing the information, whenever it is necessary, with illustrative attachments of what was performed. Thus, we have: (1) characterization of the school; (2) learner practice; (3) punctual activities experienced; and (4) scientific pedagogical actions. It is not only intended to demonstrate what was done during this school year, but also to show our learning and reflections of all components of the pedagogical internship, and can serve as an aid to future trainees in area of physical education. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201834634 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1871 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Estágio pedagógico | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Formação | pt_PT |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical internship | pt_PT |
dc.subject | Physical education | pt_PT |
dc.subject | Formation | pt_PT |
dc.subject | Teaching-learning process | pt_PT |
dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório do estágio pedagógico na Escola Secundária de Francisco Franco | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |