Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.53 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O estágio pedagógico assume-se como uma etapa fundamental no processo de formação de docentes, na medida em que representa a transição e aproximação à realidade escolar.
O presente relatório pretende descrever e documentar todos os procedimentos
adoptados, descrevendo, de forma reflexiva, as opções tomadas no estágio pedagógico
realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros, no ano lectivo de 2010/2011.
O grupo de estágio foi composto por três estagiários, uma orientadora pedagógica e dois orientadores científicos. Este grupo desenvolveu o trabalho relacionado com a prática lectiva com duas turmas dos cursos de educação e formação.
A estrutura deste trabalho segue, de uma forma geral, a organização das tarefas
que realizamos no estágio pedagógico, desdobrando cada capítulo em subpontos
referentes a componentes específicas de cada actividade.
Desta forma, foi realizada uma caracterização da instituição educativa. Esta
ajudou-nos na nossa integração escolar, influenciando as restantes opções do estágio
pedagógico, na medida em que nos permitiu compreender os objectivos da instituição e
efectuar um planeamento adequado ao contexto onde estávamos inseridos. As restantes
actividades desenvolvidas foram a prática lectiva, as actividades de intervenção na
comunidade escolar que se denominou “Louros tradicionais”, as actividades de
integração no meio, a acção de extensão curricular, denominada “Aprenderinteragindo”,
e as actividades de natureza científico-pedagógicas (colectiva e individual)
que se encontram igualmente expostas de forma reflexiva no presente relatório.
Assim, todo o trabalho referido procura expor, de forma clara, uma lógica de
encadeamento de intencionalidades em todas as actividades realizadas, para que o leitor
não interprete o presente relatório como uma mera soma de diversas actividades, pelo
contrário, que consiga compreender a globalidade do trabalho desenvolvido que se
estendeu por vários níveis de intervenção.
Description
Keywords
Educação física Ensino Aprendizagem Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário .