Publication
Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros
dc.contributor.advisor | Gomes, Elda | |
dc.contributor.advisor | Cunha, Sara | |
dc.contributor.advisor | Lopes, Helder | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Hélder Vítor Gouveia | |
dc.date.accessioned | 2012-10-16T13:17:31Z | |
dc.date.available | 2012-10-16T13:17:31Z | |
dc.date.issued | 2012-10-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.description.abstract | O estágio pedagógico assume-se como uma etapa fundamental no processo de formação de docentes, na medida em que representa a transição e aproximação à realidade escolar. O presente relatório pretende descrever e documentar todos os procedimentos adoptados, descrevendo, de forma reflexiva, as opções tomadas no estágio pedagógico realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros, no ano lectivo de 2010/2011. O grupo de estágio foi composto por três estagiários, uma orientadora pedagógica e dois orientadores científicos. Este grupo desenvolveu o trabalho relacionado com a prática lectiva com duas turmas dos cursos de educação e formação. A estrutura deste trabalho segue, de uma forma geral, a organização das tarefas que realizamos no estágio pedagógico, desdobrando cada capítulo em subpontos referentes a componentes específicas de cada actividade. Desta forma, foi realizada uma caracterização da instituição educativa. Esta ajudou-nos na nossa integração escolar, influenciando as restantes opções do estágio pedagógico, na medida em que nos permitiu compreender os objectivos da instituição e efectuar um planeamento adequado ao contexto onde estávamos inseridos. As restantes actividades desenvolvidas foram a prática lectiva, as actividades de intervenção na comunidade escolar que se denominou “Louros tradicionais”, as actividades de integração no meio, a acção de extensão curricular, denominada “Aprenderinteragindo”, e as actividades de natureza científico-pedagógicas (colectiva e individual) que se encontram igualmente expostas de forma reflexiva no presente relatório. Assim, todo o trabalho referido procura expor, de forma clara, uma lógica de encadeamento de intencionalidades em todas as actividades realizadas, para que o leitor não interprete o presente relatório como uma mera soma de diversas actividades, pelo contrário, que consiga compreender a globalidade do trabalho desenvolvido que se estendeu por vários níveis de intervenção. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/279 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |
dc.subject | . | por |
dc.title | Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ciências Sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |