Repository logo
 
Publication

Ensino profissional: escolha vocacional ou escapatória para jovens em transição?

dc.contributor.authorPereira, José António Vieira
dc.contributor.authorCarvalho, Renato Gil Gomes
dc.date.accessioned2022-09-29T13:17:06Z
dc.date.available2022-09-29T13:17:06Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO estudo das dimensões associadas às escolhas vocacionais dos estudantes na transição para o ensino secundário tem gerado interesse nas áreas da psicologia e da educação. No presente estudo comparamos estudantes de cursos profissionais com estudantes de cursos científico-humanísticos num conjunto de dimensões, nomeadamente o estatuto socioeconómico (ESE), o desempenho escolar prévio, o autoconceito de competência e os interesses profissionais. A amostra foi constituída por 150 estudantes portugueses, com idades entre os 17 e os 28 anos (M = 19.21; DP = 2.55). Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico, a Escala de Autoconceito de Competência e o Self Directed Search. A comparação entre os estudantes do ensino profissional e os dos cursos científico-humanísticos revelou diferenças moderadas entre estes, com os primeiros, em média, a estarem integrados em agregados familiares de ESE mais baixo, a terem mais indicadores de insucesso escolar prévio e resultados médios mais elevados na dimensão resolução de problemas do autoconceito de competência. Os estudantes do ensino profissional revelaram ainda mais interesses profissionais nas dimensões realista, empreendedor e convencional.pt_PT
dc.description.abstractThe underlying dimensions of student vocational choices during the transition for secondary education have been receiving considerable attention in the psychology and education domains. In the present study, we compared students enrolled in professional education courses with students enrolled in general secondary education courses in several dimensions, namely socioeconomic status (SES), previous school performance, self-concept of competence, and professional interests. The sample consisted of 150 Portuguese students, aged between 17 and 28 years old (M = 19.21; SD = 2.55). The instruments used were a sociodemographic survey, the Competence Self Concept Scale, and the Self Directed Search. The comparison between vocational training students and regular courses students revealed differences between them, with the former group presenting on average lower SES, a school pathway with more indicators of failure and higher mean results in the dimension of problem solving of competence self- -concept. Professional education students revealed also higher mean results in the realistic, entrepreneurial and conventional dimensions of professional interests.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, J. A. V., & Carvalho, R. G. G. (2021). Ensino profissional: escolha vocacional ou escapatória para jovens em transição?. Psychologica, 64(1), 49-67. https://doi.org/10.14195/1647-8606_64-1_3pt_PT
dc.identifier.doi10.14195/1647-8606_64-1_3pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4670
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino profissionalpt_PT
dc.subjectEstatuto socioeconómicopt_PT
dc.subjectDesempenho escolarpt_PT
dc.subjectAutoconceito de competênciapt_PT
dc.subjectInteresses profissionaispt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectEscola Superior de Tecnologias e Gestãopt_PT
dc.titleEnsino profissional: escolha vocacional ou escapatória para jovens em transição?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbra (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage67pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage49pt_PT
oaire.citation.titlePsychologicapt_PT
oaire.citation.volume64pt_PT
person.familyNameGomes Carvalho
person.givenNameRenato
person.identifier3241260
person.identifier.ciencia-idE312-0F2D-80E5
person.identifier.orcid0000-0003-1766-4818
person.identifier.scopus-author-id24461043400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9345028e-9891-4b06-8a04-b61d985b2bee
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9345028e-9891-4b06-8a04-b61d985b2bee

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
8682-Texto do Artigo-42681-1-10-20210903.pdf
Size:
611.07 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: