Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.37 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No âmbito da Unidade Curricular de Estágio e Relatório, do 2º ano do Mestrado em
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade da Madeira
surgiu o presente relatório que tem por base a descrição de três meses de estágio em duas
escolas do Funchal, no período de 26 de setembro a 16 de dezembro de 2011. Estes três
meses foram divididos, igualmente, pelas duas componentes, Pré-Escolar e 1º Ciclo do
Ensino Básico. O estágio da componente do Pré-Escolar foi realizado na escola EB1/PRE do Lombo Segundo e o do 1º Ciclo do Ensino Básico, na escola EB1/PRE da Nazaré.
Este relatório é uma reflexão sobre todo o trabalho realizado na minha prática e visa
demonstrar a forma como foram utilizadas as competências e saberes adquiridos ao longo do
percurso académico, valorizando a relação entre a teoria e a prática.
Ao longo do relatório serão mencionados os contextos das duas componentes, as
intervenções realizadas com as crianças, com a família e com a comunidade, as escolhas
metodológicas e o impacto que estas tiveram nas crianças. É de salientar que no Pré-Escolar houve uma melhoria na participação, por parte de algumas crianças e no 1º Ciclo melhores comportamentos. No final é feita uma reflexão crítica sobre as duas componentes.
Com este estágio consegui colocar em prática algumas estratégias os quais ainda não
tinha tido a oportunidade de aplicar. Assim, este foi uma mais-valia para finalizar o percurso académico, a dita formação inicial, porém só adquirirei realmente prática quando tiver o meu próprio grupo.
Description
Keywords
Intervenção Reflexão Pré-escola Primeiro Ciclo Métodos Formação inicial Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais