Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoMariselaPonte.pdf6.8 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório explana a intervenção pedagógica realizada numa sala de Pré escolar na EB1/PE de Faial e numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico na escola EB1/PE da Nazaré. Ambas as instituições ficam situadas no concelho do Funchal. Ao longo do presente relatório ilustro e fundamento reflexivamente a minha intervenção educativa, focando as opções metodológicas privilegiadas no decorrer das atividades desenvolvidas, em ambas as vertentes. No decorrer deste relatório refiro os contextos educacionais, onde decorreu o estágio e apresento as atividades desenvolvidas com as crianças numa perspetiva reflexiva sobre a minha ação educativa. Evidencio de igual modo, a avaliação de todo o processo educativo que se baseou nas competências delineadas pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, pelas Metas de Aprendizagem e pelas competências presentes na Organização Curricular e Programas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A avaliação do Pré-escolar incidiu ainda nos indicadores de implicação e bem estar definidos por Portugal & Laevers (2010). Neste relatório elucido também o trabalho desenvolvido com a comunidade educativa e com as famílias, fundamentando a importância da sua participação no processo educativo das crianças. Termino este relatório com as considerações finais de toda a intervenção educativa, salientando os aspetos mais importantes que contribuíram para o meu crescimento enquanto profissional de educação.
This report presents the pedagogical involvement/participation which took place in a nursery school class, located in Faial, and also in a primary school second grade class, in Nazaré. Both schools are situated in Funchal. Throughout this report I will thoughtfully demonstrate, as well as support, my didactic involvement/participation focussing on the methodical options I thought most suitable in the activities, which were carried out in both grounds In addition, in this statement, I put forward the educational backgrounds, in which my tuition took place, presenting, therefore, the activities developed with the children, representing, this way, a thoughtful perspective of my didactic approach. Apart from this, the assessment of the whole learning process is here clarified. It was based on the skills/competences that had been set by the Curricular Orientation/Regulation regarding pre-school education, by the Learning Targets and finally by the skills presented in the Curricular Organization and Syllabus of the Primary School. The assessment of the pre-school class has been set according to the inference and well-being reference points by Portugal & Leavers (2010). In the current statement, I also present the work that was developed together with the educational community and the families, showing the importance of their part taking in the children’s learning process. At last, I finish this report with the final considerations concerning my teacher training involvement, highlighting the most significant aspects that have contributed to my professional growth as a teacher.

Description

Keywords

Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Opções metodológicas Comunidade Famílias Pre-school Education Primary Education Methodological options Community Families Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License