Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Fernando Luís de Sousa
dc.contributor.authorPonte, Ana Marisela Neves Henriques
dc.date.accessioned2017-07-26T10:56:02Z
dc.date.available2017-07-26T10:56:02Z
dc.date.issued2012-06-15
dc.description.abstractEste relatório explana a intervenção pedagógica realizada numa sala de Pré escolar na EB1/PE de Faial e numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico na escola EB1/PE da Nazaré. Ambas as instituições ficam situadas no concelho do Funchal. Ao longo do presente relatório ilustro e fundamento reflexivamente a minha intervenção educativa, focando as opções metodológicas privilegiadas no decorrer das atividades desenvolvidas, em ambas as vertentes. No decorrer deste relatório refiro os contextos educacionais, onde decorreu o estágio e apresento as atividades desenvolvidas com as crianças numa perspetiva reflexiva sobre a minha ação educativa. Evidencio de igual modo, a avaliação de todo o processo educativo que se baseou nas competências delineadas pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, pelas Metas de Aprendizagem e pelas competências presentes na Organização Curricular e Programas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A avaliação do Pré-escolar incidiu ainda nos indicadores de implicação e bem estar definidos por Portugal & Laevers (2010). Neste relatório elucido também o trabalho desenvolvido com a comunidade educativa e com as famílias, fundamentando a importância da sua participação no processo educativo das crianças. Termino este relatório com as considerações finais de toda a intervenção educativa, salientando os aspetos mais importantes que contribuíram para o meu crescimento enquanto profissional de educação.pt_PT
dc.description.abstractThis report presents the pedagogical involvement/participation which took place in a nursery school class, located in Faial, and also in a primary school second grade class, in Nazaré. Both schools are situated in Funchal. Throughout this report I will thoughtfully demonstrate, as well as support, my didactic involvement/participation focussing on the methodical options I thought most suitable in the activities, which were carried out in both grounds In addition, in this statement, I put forward the educational backgrounds, in which my tuition took place, presenting, therefore, the activities developed with the children, representing, this way, a thoughtful perspective of my didactic approach. Apart from this, the assessment of the whole learning process is here clarified. It was based on the skills/competences that had been set by the Curricular Orientation/Regulation regarding pre-school education, by the Learning Targets and finally by the skills presented in the Curricular Organization and Syllabus of the Primary School. The assessment of the pre-school class has been set according to the inference and well-being reference points by Portugal & Leavers (2010). In the current statement, I also present the work that was developed together with the educational community and the families, showing the importance of their part taking in the children’s learning process. At last, I finish this report with the final considerations concerning my teacher training involvement, highlighting the most significant aspects that have contributed to my professional growth as a teacher.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1605
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectOpções metodológicaspt_PT
dc.subjectComunidadept_PT
dc.subjectFamíliaspt_PT
dc.subjectPre-school Educationpt_PT
dc.subjectPrimary Educationpt_PT
dc.subjectMethodological optionspt_PT
dc.subjectCommunitypt_PT
dc.subjectFamiliespt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoMariselaPonte.pdf
Size:
6.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: