Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
34.24 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
In addition to the impact on public health, especially after the emergence of the
COVID-19 pandemic, mental health problems have been amplified globally, leading
to higher levels of anxiety and depression especially among young adults, who are
among the most vulnerable populations.
Due to the specific social context and newfound challenges surrounding university
life, psychological distress affects university students at a disproportional higher rate
when compared to the general population. With the increase in requests for university
therapy services, digital mental health tools developed in conjunction with in-person
therapy offer a pioneering solution for expanding the potential and reach of these
services while overcoming socioeconomic, geographical, and educational barriers.
This thesis explores the process of collaboratively developing a mobile applica tion named Toolbox for mental well-being self-management alongside the psychology
counselling services at the University of Madeira. By exploring providers’ perspectives
and concerns, this study highlights how a digital solution designed by clinicians could
address daily challenges and facilitate treatment protocols.
This study presents the potential a mental health app has for improving clinical
interventions in the university environment and helping providers of mental health
services. The integration of a mental health platform into therapeutic practices can
better inform the clients’ course of treatment, particularly due to the collection and
analysis of user behaviour-tracking information. It also encourages users to learn
about mental health and develop a closer connection with their psychologists.
From a methodological standpoint, it proposes the development of mental health
app should be conducted in an adaptable process that accommodates the stakehold ers’ expertise and inputs under a cross-disciplinary approach to developing a digital
platform that addresses students’ mental health.
Além do impacto na saúde pública, especialmente com o surgimento da pandemia COVID-19, os problemas de saúde mental aumentaram globalmente, levando a níveis mais elevados de ansiedade e depressão principalmente entre jovens adultos, uma das populações mais vulneráveis. Devido ao contexto social e desafios que envolvem a experiência universitária, o sofrimento psicológico atinge os estudantes universitários de um modo desproporcio nalmente maior aquando comparado com a população em geral. Com o aumento dos pedidos nos serviços de apoio psicológico, as ferramentas digitais para saúde mental desenvolvidas em conjunto com a terapia presencial oferecem uma solução pioneira para ampliar o alcance destes serviços, superando barreiras socioeconómicas, geográ ficas e educacionais. Esta tese explora o processo de desenvolvimento colaborativo de uma aplicação móvel denominada Toolbox para a autogestão do bem-estar psicológico em conjunto com o serviço de psicologia da Universidade da Madeira. Ao explorar as perspetivas e preocupações dos psicólogos, este estudo evidencia o modo como uma solução digital projetada por profissionais de saúde pode ajudar a fazer face aos desafios do dia-a-dia e facilitar o processo terapêutico. Este estudo apresenta o potencial que uma app para saúde mental detém para me lhorar as intervenções clínicas em ambiente universitário, auxiliando o trabalho dos psicólogos dos serviços de apoio psicológico. A integração de uma plataforma para saúde mental em prática clinicas melhora o processo terapêutico dos clientes, especial mente aquando a recolha e análise de dados de monitorização comportamental. Estas plataformas também incentivam a aprendizagem sobre saúde mental dos utilizadores e o desenvolvimento uma ligação mais próxima com psicólogos. Do ponto de vista metodológico, este estudo propõe que o desenvolvimento de uma app para saúde mental deve ser conduzido num processo adaptativo, que acomode o conhecimento especializado e as contribuições dos parceiros de forma interdisciplinar no desenvolvimento de uma plataforma digital para a saúde mental de estudantes.
Além do impacto na saúde pública, especialmente com o surgimento da pandemia COVID-19, os problemas de saúde mental aumentaram globalmente, levando a níveis mais elevados de ansiedade e depressão principalmente entre jovens adultos, uma das populações mais vulneráveis. Devido ao contexto social e desafios que envolvem a experiência universitária, o sofrimento psicológico atinge os estudantes universitários de um modo desproporcio nalmente maior aquando comparado com a população em geral. Com o aumento dos pedidos nos serviços de apoio psicológico, as ferramentas digitais para saúde mental desenvolvidas em conjunto com a terapia presencial oferecem uma solução pioneira para ampliar o alcance destes serviços, superando barreiras socioeconómicas, geográ ficas e educacionais. Esta tese explora o processo de desenvolvimento colaborativo de uma aplicação móvel denominada Toolbox para a autogestão do bem-estar psicológico em conjunto com o serviço de psicologia da Universidade da Madeira. Ao explorar as perspetivas e preocupações dos psicólogos, este estudo evidencia o modo como uma solução digital projetada por profissionais de saúde pode ajudar a fazer face aos desafios do dia-a-dia e facilitar o processo terapêutico. Este estudo apresenta o potencial que uma app para saúde mental detém para me lhorar as intervenções clínicas em ambiente universitário, auxiliando o trabalho dos psicólogos dos serviços de apoio psicológico. A integração de uma plataforma para saúde mental em prática clinicas melhora o processo terapêutico dos clientes, especial mente aquando a recolha e análise de dados de monitorização comportamental. Estas plataformas também incentivam a aprendizagem sobre saúde mental dos utilizadores e o desenvolvimento uma ligação mais próxima com psicólogos. Do ponto de vista metodológico, este estudo propõe que o desenvolvimento de uma app para saúde mental deve ser conduzido num processo adaptativo, que acomode o conhecimento especializado e as contribuições dos parceiros de forma interdisciplinar no desenvolvimento de uma plataforma digital para a saúde mental de estudantes.
Description
Keywords
Academic achievement Blended care Collaborative work Design methodology e-mental health interventions Online interventions University students Desempenho académico Colaboração em equipa Estudantes universitários Intervenções digitais em saúde mental Intervenções digitais Metodologia de design International Master of Interactive Media Design . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia