Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.8 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A educação é um processo que visa garantir o desenvolvimento das capacidades e
potencialidades de cada indivíduo, preparando-o para agir de forma assertiva, perante situações de insegurança e de imprevisibilidade da vida.
Para compreender e poder intervir neste processo, analisámos fatores como a criatividade, a autonomia e a capacidade de adaptação, de modo a procurar perceber como intervêm, o que contemplam e como podem ser avaliadas no contexto do processo educativo.
Também as contradições com que permanentemente nos deparamos entre as intenções manifestadas, o que é afirmado relativamente ao que se faz e o que encontramos, nos motivaram para o estudo desta dissociação entre o discurso e a prática. Acreditamos que estudos neste âmbito podem contribuir de forma significativa para serem encontradas
soluções adequadas.
Julgamos que é preciso repensar a Educação Física enquanto disciplina assim como as
metodologias e processos utilizados, dado que o modelo atual não está em consonância
com o que se pretende – desenvolver um Homem criativo, autónomo, capaz de se adaptar a
novas situações, na Escola e na Sociedade.
Atendendo ao Homem que se pretende formar Fernando, Lopes, Vicente, Prudente, (2010)
defendem que a educação deve ser “pensada como um despertar para o conhecimento e o
domínio de metodologias de estudo e trabalho e não como a aquisição de informação”
(p.225); ao aprofundar estas questões poderemos melhorar e rentabilizar o trabalho,
obtendo resultados mais efetivos para o sucesso do processo ensino-aprendizagem. Foi esta expectativa que nos impulsionou e que tornou este estudo ainda mais desafiador.
Esperamos com a apresentação deste trabalho conseguir contribuir para uma “rotura” com
a forma como se veem as práticas e para um despertar para uma nova estruturação do
pensamento que conduza a uma atuação coerente, efetiva e integrada no processo
pedagógico, no âmbito da Educação Física.
Description
Keywords
Rotura Educação Educação física Processo pedagógico Madeira (Portugal) Ciências do Desporto . Centro de Ciências Sociais