Publication
A educação como fator de produção: estudo exploratório ao nível da educação física e desporto escolar na RAM: análise da necessidade / possibilidade de uma rotura
dc.contributor.advisor | Lopes, Helder Manuel Arsénio | |
dc.contributor.advisor | Mendes, Ana Catarina Rocha | |
dc.contributor.author | Simões, Joana Catarina Marques | |
dc.date.accessioned | 2015-04-09T15:11:55Z | |
dc.date.available | 2015-04-09T15:11:55Z | |
dc.date.issued | 2014-09 | |
dc.date.submitted | 2015-04-09 | |
dc.description.abstract | A educação é um processo que visa garantir o desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, preparando-o para agir de forma assertiva, perante situações de insegurança e de imprevisibilidade da vida. Para compreender e poder intervir neste processo, analisámos fatores como a criatividade, a autonomia e a capacidade de adaptação, de modo a procurar perceber como intervêm, o que contemplam e como podem ser avaliadas no contexto do processo educativo. Também as contradições com que permanentemente nos deparamos entre as intenções manifestadas, o que é afirmado relativamente ao que se faz e o que encontramos, nos motivaram para o estudo desta dissociação entre o discurso e a prática. Acreditamos que estudos neste âmbito podem contribuir de forma significativa para serem encontradas soluções adequadas. Julgamos que é preciso repensar a Educação Física enquanto disciplina assim como as metodologias e processos utilizados, dado que o modelo atual não está em consonância com o que se pretende – desenvolver um Homem criativo, autónomo, capaz de se adaptar a novas situações, na Escola e na Sociedade. Atendendo ao Homem que se pretende formar Fernando, Lopes, Vicente, Prudente, (2010) defendem que a educação deve ser “pensada como um despertar para o conhecimento e o domínio de metodologias de estudo e trabalho e não como a aquisição de informação” (p.225); ao aprofundar estas questões poderemos melhorar e rentabilizar o trabalho, obtendo resultados mais efetivos para o sucesso do processo ensino-aprendizagem. Foi esta expectativa que nos impulsionou e que tornou este estudo ainda mais desafiador. Esperamos com a apresentação deste trabalho conseguir contribuir para uma “rotura” com a forma como se veem as práticas e para um despertar para uma nova estruturação do pensamento que conduza a uma atuação coerente, efetiva e integrada no processo pedagógico, no âmbito da Educação Física. | por |
dc.identifier.tid | 101405553 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/728 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Rotura | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Processo pedagógico | por |
dc.subject | Madeira (Portugal) | por |
dc.subject | Ciências do Desporto | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | A educação como fator de produção: estudo exploratório ao nível da educação física e desporto escolar na RAM: análise da necessidade / possibilidade de uma rotura | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ciências do Desporto | por |
thesis.degree.level | Doutor | por |
thesis.degree.name | Doutoramento em Ciências do Desporto | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- DoutoramentoJoanaSimões.pdf
- Size:
- 1.8 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: