Repository logo
 
Publication

A educação como fator de produção: estudo exploratório ao nível da educação física e desporto escolar na RAM: análise da necessidade / possibilidade de uma rotura

dc.contributor.advisorLopes, Helder Manuel Arsénio
dc.contributor.advisorMendes, Ana Catarina Rocha
dc.contributor.authorSimões, Joana Catarina Marques
dc.date.accessioned2015-04-09T15:11:55Z
dc.date.available2015-04-09T15:11:55Z
dc.date.issued2014-09
dc.date.submitted2015-04-09
dc.description.abstractA educação é um processo que visa garantir o desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, preparando-o para agir de forma assertiva, perante situações de insegurança e de imprevisibilidade da vida. Para compreender e poder intervir neste processo, analisámos fatores como a criatividade, a autonomia e a capacidade de adaptação, de modo a procurar perceber como intervêm, o que contemplam e como podem ser avaliadas no contexto do processo educativo. Também as contradições com que permanentemente nos deparamos entre as intenções manifestadas, o que é afirmado relativamente ao que se faz e o que encontramos, nos motivaram para o estudo desta dissociação entre o discurso e a prática. Acreditamos que estudos neste âmbito podem contribuir de forma significativa para serem encontradas soluções adequadas. Julgamos que é preciso repensar a Educação Física enquanto disciplina assim como as metodologias e processos utilizados, dado que o modelo atual não está em consonância com o que se pretende – desenvolver um Homem criativo, autónomo, capaz de se adaptar a novas situações, na Escola e na Sociedade. Atendendo ao Homem que se pretende formar Fernando, Lopes, Vicente, Prudente, (2010) defendem que a educação deve ser “pensada como um despertar para o conhecimento e o domínio de metodologias de estudo e trabalho e não como a aquisição de informação” (p.225); ao aprofundar estas questões poderemos melhorar e rentabilizar o trabalho, obtendo resultados mais efetivos para o sucesso do processo ensino-aprendizagem. Foi esta expectativa que nos impulsionou e que tornou este estudo ainda mais desafiador. Esperamos com a apresentação deste trabalho conseguir contribuir para uma “rotura” com a forma como se veem as práticas e para um despertar para uma nova estruturação do pensamento que conduza a uma atuação coerente, efetiva e integrada no processo pedagógico, no âmbito da Educação Física.por
dc.identifier.tid101405553
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/728
dc.language.isoporpor
dc.subjectRoturapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectProcesso pedagógicopor
dc.subjectMadeira (Portugal)por
dc.subjectCiências do Desportopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispor
dc.titleA educação como fator de produção: estudo exploratório ao nível da educação física e desporto escolar na RAM: análise da necessidade / possibilidade de uma roturapor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
thesis.degree.disciplineCiências do Desportopor
thesis.degree.levelDoutorpor
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências do Desportopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DoutoramentoJoanaSimões.pdf
Size:
1.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: