Publication
CRESCER: uma aplicação para promover estratégias de parentalidade positiva para regular emoções, gestão de comportamento desafiante e preparação académica
| datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática | |
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | |
| dc.contributor.advisor | Cameirão, Mónica da Silva | |
| dc.contributor.advisor | Faria, Ana Lúcia dos Santos | |
| dc.contributor.author | Loreto, João Paulo Silva | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-05T11:58:14Z | |
| dc.date.available | 2025-12-05T11:58:14Z | |
| dc.date.issued | 2025-10-14 | |
| dc.description.abstract | A parentalidade pode ser uma experiência complexa e desafiante, principalmente no período em que as crianças têm entre 3 e 8 anos, onde ocorrem mudanças significativas no seu desenvolvimento e comportamento. Neste contexto, os pais enfrentam dificuldades que podem levar a práticas disciplinares pouco adequadas. A parentalidade positiva tem demonstrado benefícios no bem-estar e desenvolvimento das crianças, contudo os programas de apoio existentes são frequentemente extensos, dispendiosos e de difícil acesso. A tecnologia apresenta-se como uma oportunidade para aproximar os pais de informação prática, personalizada e acessível. Esta dissertação descreve o processo de conceção, desenvolvimento e avaliação de uma aplicação móvel que visa apoiar os pais através da disponibilização de conteúdos sobre estratégias de parentalidade positiva, atividades educativas e recursos complementares de apoio. O desenvolvimento da solução foi orientado por métodos centrados no utilizador, incluindo questionários e entrevistas com pais. A aplicação foi implementada com recurso a tecnologias atuais (React Native, Supabase e Contentful) de forma a garantir escalabilidade, segurança e flexibilidade. A avaliação da aplicação envolveu testes de usabilidade e questionários de experiência do utilizador, cujos resultados indicam uma boa aceitação, utilidade e facilidade de utilização por parte dos utilizadores-alvo. Estes resultados indicam o potencial da aplicação como complemento ou alternativa a programas tradicionais de apoio parental, aproximando estratégias de parentalidade positiva ao contexto real das famílias. | por |
| dc.description.abstract | Parenting can be a complex and challenging experience, especially during the period when children are between 3 and 8 years old, a stage marked by significant changes in their development and behavior. In this context, parents often face difficulties that may lead to inadequate disciplinary practices. Positive parenting has shown clear benefits for children’s well-being and development; however, existing support programs are often extensive, costly, and not easily accessible. Technology emerges as an opportunity to bring parents closer to practical, personalized, and accessible information. This dissertation describes the design, development, and evaluation of a mobile application aimed at supporting parents by providing content on positive parenting strategies, educational activities, and complementary support resources. The solution was developed using user-centred methods, including questionnaires and interviews with parents. The application was implemented with modern technologies (React Native, Supabase, and Contentful), ensuring scalability, security, and flexibility. The evaluation of the application included usability testing and user experience questionnaires, whose results indicate good acceptance, usefulness, and ease of use by the target users. These findings evidence the potential of the application as a complement or alternative to traditional parental support programs, bringing positive parenting strategies closer to the real context of families. | eng |
| dc.identifier.tid | 204058872 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/7493 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
| dc.subject | Parentalidade positiva | |
| dc.subject | Apoio parental | |
| dc.subject | Aplicações móveis | |
| dc.subject | Desenvolvimento multiplataforma | |
| dc.subject | Usabilidade | |
| dc.subject | Experiência do utilizador | |
| dc.subject | Positive parenting | |
| dc.subject | Parental support | |
| dc.subject | Mobile applications | |
| dc.subject | Cross-platform development | |
| dc.subject | Usability | |
| dc.subject | User experience | |
| dc.subject | Engenharia Informática | |
| dc.subject | . | |
| dc.subject | Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia | |
| dc.title | CRESCER: uma aplicação para promover estratégias de parentalidade positiva para regular emoções, gestão de comportamento desafiante e preparação académica | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Informática |
