Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O envolvimento dos professores no processo da avaliação do desempenho docente: um estudo de caso numa escola pública da Região Autónoma da Madeira

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Sofia Ferreira Final.pdf2.26 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A avaliação do desempenho docente ganhou grande visibilidade nos últimos tempos, como exigência dos sistemas educativos, dos professores e respetivas organizações escolares, mas também como ato de prestação de contas à sociedade, já que os docentes sentem o constrangimento de um processo de avaliação utilizado com a finalidade de aferir a qualidade das instituições educativas e o envolvimento desses mesmos docentes, no processo de avaliação do seu desempenho. Esta investigação tem como objetivo a caracterização do processo de avaliação do desempenho docente numa escola de ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira, a partir de variadas perspetivas dos docentes dessa mesma escola. A metodologia a utilizar no desenvolvimento desta investigação é a abordagem qualitativa, que contará com a colaboração de cento e trinta e dois professores, vinte e três com funções de avaliadores internos e noventa e seis docentes avaliados. A recolha de dados, que constituirá a essência deste projeto, será levada a cabo mediante a técnica fundamental de recolha de dados por análise documental, por inquérito por questionário, feito aos docentes dessa mesma escola e entrevista semiestruturada, feita a dois Diretores Regionais, enquanto informantes deste processo. Os resultados deste estudo terão como desígnio analisar as considerações dos intervenientes sobre esta temática e verificar o grau de envolvimento dos docentes no processo de avaliação do desempenho docente evidenciando a necessidade da avaliação para uma maior e melhor eficiência do processo de avaliação do desempenho docente.
The evaluation of teachers' performance has gained great visibility in recent times, as a requirement of education systems, teachers and their school organizations, but also as an act of accountability to society, since teachers feel the constraint of an evaluation process used to assess the quality of educational institutions and the involvement of these same teachers in the process of evaluating their performance. This research aims to characterize the evaluation process of teaching performance in a primary and secondary school in the Autonomous Region of Madeira, from various perspectives of the teachers of the same school. The methodology to be used in the development is the qualitative approach, which will have the collaboration of one hundred and thirty-two teachers, twenty-three with functions of internal evaluators and ninety-six teachers evaluated. The data collection, which will constitute the essence of this project, will be carried out by means of the fundamental technique of data collection through documental analysis; by means of a questionnaire survey, made to the teachers of the same school and a semi-structured interview, made to two Regional Directors, as informants of this process. The results of this study will aim to analyse the stakeholders' considerations on this issue and to verify the degree of involvement of teachers in the evaluation process of teaching performance, highlighting the need for evaluation for a greater and better efficiency of the evaluation process of teaching performance.

Description

Keywords

Avaliação de desempenho docente Docentes Desenvolvimento profissional Envolvimento Estudo de caso Teaching performance evaluation Teachers Professional development Involvement Case study Ciências da Educação - Administração Educacional . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License