Repository logo
 
Publication

O envolvimento dos professores no processo da avaliação do desempenho docente: um estudo de caso numa escola pública da Região Autónoma da Madeira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Fernando Luís de Sousa
dc.contributor.authorFerreira, Sofia Cristina Pereira
dc.date.accessioned2022-02-08T11:16:55Z
dc.date.available2022-02-08T11:16:55Z
dc.date.issued2022-01-20
dc.description.abstractA avaliação do desempenho docente ganhou grande visibilidade nos últimos tempos, como exigência dos sistemas educativos, dos professores e respetivas organizações escolares, mas também como ato de prestação de contas à sociedade, já que os docentes sentem o constrangimento de um processo de avaliação utilizado com a finalidade de aferir a qualidade das instituições educativas e o envolvimento desses mesmos docentes, no processo de avaliação do seu desempenho. Esta investigação tem como objetivo a caracterização do processo de avaliação do desempenho docente numa escola de ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira, a partir de variadas perspetivas dos docentes dessa mesma escola. A metodologia a utilizar no desenvolvimento desta investigação é a abordagem qualitativa, que contará com a colaboração de cento e trinta e dois professores, vinte e três com funções de avaliadores internos e noventa e seis docentes avaliados. A recolha de dados, que constituirá a essência deste projeto, será levada a cabo mediante a técnica fundamental de recolha de dados por análise documental, por inquérito por questionário, feito aos docentes dessa mesma escola e entrevista semiestruturada, feita a dois Diretores Regionais, enquanto informantes deste processo. Os resultados deste estudo terão como desígnio analisar as considerações dos intervenientes sobre esta temática e verificar o grau de envolvimento dos docentes no processo de avaliação do desempenho docente evidenciando a necessidade da avaliação para uma maior e melhor eficiência do processo de avaliação do desempenho docente.pt_PT
dc.description.abstractThe evaluation of teachers' performance has gained great visibility in recent times, as a requirement of education systems, teachers and their school organizations, but also as an act of accountability to society, since teachers feel the constraint of an evaluation process used to assess the quality of educational institutions and the involvement of these same teachers in the process of evaluating their performance. This research aims to characterize the evaluation process of teaching performance in a primary and secondary school in the Autonomous Region of Madeira, from various perspectives of the teachers of the same school. The methodology to be used in the development is the qualitative approach, which will have the collaboration of one hundred and thirty-two teachers, twenty-three with functions of internal evaluators and ninety-six teachers evaluated. The data collection, which will constitute the essence of this project, will be carried out by means of the fundamental technique of data collection through documental analysis; by means of a questionnaire survey, made to the teachers of the same school and a semi-structured interview, made to two Regional Directors, as informants of this process. The results of this study will aim to analyse the stakeholders' considerations on this issue and to verify the degree of involvement of teachers in the evaluation process of teaching performance, highlighting the need for evaluation for a greater and better efficiency of the evaluation process of teaching performance.pt_PT
dc.identifier.tid202929027pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4059
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAvaliação de desempenho docentept_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.subjectTeaching performance evaluationpt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.subjectInvolvementpt_PT
dc.subjectCase studypt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Administração Educacionalpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleO envolvimento dos professores no processo da avaliação do desempenho docente: um estudo de caso numa escola pública da Região Autónoma da Madeirapt_PT
dc.title.alternativeTeachers' involvement in the evaluation of faculty performance assessment: a case study in a public school in the Autonomous Region of Madeirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Sofia Ferreira Final.pdf
Size:
2.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format