Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBrazão, José Paulo Gomes
dc.contributor.authorGonçalves, Manuela Isabel Pita
dc.date.accessioned2018-06-27T11:24:38Z
dc.date.available2018-06-27T11:24:38Z
dc.date.issued2018-04-05
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado para a obtenção do grau de mestre no “Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Este relatório explana as três intervenções pedagógicas realizadas no âmbito deste mestrado: uma delas foi realizada na Educação Pré-Escolar, com crianças entre os quatro e os cinco anos, e as outras duas ocorreram no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), com uma turma de 1.º e com uma turma de 4.º ano. O principal objetivo deste relatório é, portanto, apresentar estas três práticas pedagógicas, de forma reflexiva e fundamentada, de modo a espelhar as competências e os conhecimentos adquiridos. Deste relatório constam dois projetos de investigação-ação, que resultam da aplicação desta metodologia em contexto prático. Na valência da Educação Pré-Escolar, o projeto desenvolvido visava trabalhar e desenvolver com as crianças a competência do saber escutar. Nesse sentido, procurou-se responder à seguinte questão: “Como desenvolver nas crianças da Sala Verde competências de comunicação entre elas e com o educador?”. O projeto realizado no 1.º CEB tinha como objetivo promover a concentração e os comportamentos assertivos nos alunos de uma turma de 1.º ano, tendo-se procurado responder à seguinte questão: “Como organizar o trabalho pedagógico de modo a promover a concentração e os comportamentos assertivos na sala de aula?”. Na última prática, com alunos de 4.º ano, não foi desenvolvido um projeto de investigação-ação, mas houve a preocupação didática de realizar atividades pedagógicas motivadoras e facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, que promovessem o uso de materiais didáticos diversificados e das várias formas de organização do processo de ensino-aprendizagem. No final deste relatório surgem algumas conclusões, em jeito de reflexão, que advêm das três práticas pedagógicas supracitadas. Estas abordam o processo de crescimento e de desenvolvimento da identidade profissional docente, a influência das competências reflexivas e investigativas, bem como da metodologia de investigação-ação nesse processo.pt_PT
dc.description.abstractThe present report was prepared to obtain the master’s degree in the “Master in Pre-School Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education”. This report explains the three pedagogical interventions carried out within this master’s degree: one of them was realized in Pre-School Education, with children between four and five years old, and the other two occurred in Primary School Education, with a first grade class and with a fourth grade class. The main purpose of this report is, therefore, to present this three pedagogical practices in a reflexive and substantiated way, in order to reflect the skills and the knowledge acquired. This report includes two action-research projects, which result from the application of this methodology in a practical context. In the valence of Pre-School Education the project was designed to work and develop with the children the competence of listening. To that purpose, sought to answer the following question: “How to develop communication skills among the children of Green Room between them and with the educator?”. The project carried out in Primary School aimed to promote concentration and assertive behaviors in the students of a first grade class, having sought to answer the following question: “How to organize the pedagogical work in order to promote concentration and assertive behaviors in the classroom?”. In the last practice, with fourth grade students, wasn’t developed an actionresearch project, but there was the didactic concern to realize pedagogical activities that motivate and facilitate the teaching-learning process, which promote the use of diversified teaching materials and the various forms of organize the teaching-learning process. At the end of this report are some conclusions, in a way of reflection, originating from the three pedagogical practices mentioned above. These approach the growth and the development of professional teacher identity, the influence of reflexive and investigative skills, as well as the methodology of action-research in this process.pt_PT
dc.identifier.tid201913569pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1987
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectCompetência do saber escutarpt_PT
dc.subjectConcentraçãopt_PT
dc.subjectComportamentos assertivospt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.subjectPre-school Educationpt_PT
dc.subjectPrimary School Educationpt_PT
dc.subjectAction-researchpt_PT
dc.subjectListening skillpt_PT
dc.subjectConcentrationpt_PT
dc.subjectAssertive behaviorspt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectInvestigationpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoManuelaGonçalves .pdf
Size:
6.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: