dc.contributor.author | Sousa, Jesus Maria | |
dc.date.accessioned | 2020-07-16T10:10:46Z | |
dc.date.available | 2020-07-16T10:10:46Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Na lógica de uma perspetiva comparada, proponho-me trazer à discussão alguns recortes, a que chamarei de andamentos (musicais), sobre a regulação da profissionalidade docente, ligada à concepção de Professor em diferentes momentos históricos: ultrapassado o andamento adagio, em que não existe nenhuma diferenciação profissional propriamente dita, refletiremos, como andante, sobre a Ratio Studiorum, enquanto conjunto de regras determinantes do perfil do Professor religioso; abordaremos, como allegro, o tempo das Reformas Pombalinas e de instabilidade política do período que se seguiu; como presto crescendo e ritardando, o tempo da Primeira República; retornando ao adagio e ao andante durante o Estado Novo, para dar lugar ao allegro desencadeado pela Revolução de Abril, intensificado pela engrenagem eficientista e pela regulação externa do TALIS - Teaching and Learning International Survey 2013, da OCDE. Veremos então como dos instrumentos de regulação e controlo nos diversos andamentos, emergem determinados perfis docentes. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | A regulação da profissionalidade docente em andamentos / Jesus Maria Sousa. - In: O professor do século XXI em perspetiva comparada: transformações e desafios para a construção de sociedades sustentáveis: atas da II Conferência Internacional de Educação Comparada / org. Nuno Fraga. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2019. - ISBN 978-989-54390-1-0. - p. 70-84. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/2851 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação | pt_PT |
dc.relation | Centro de Investigação em Educação | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Profissão docente | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | História da educação | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | A regulação da profissionalidade docente em andamentos | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Centro de Investigação em Educação | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F04083%2F2019/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal, Madeira (Portugal) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 84 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 70 | pt_PT |
oaire.citation.title | O professor do século XXI em perspetiva comparada: transformações e desafios para a construção de sociedades sustentáveis: atas da II Conferência Internacional de Educação Comparada | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Sousa | |
person.givenName | Jesus Maria | |
person.identifier.ciencia-id | 6213-31CC-FF2E | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1931-8858 | |
person.identifier.rid | A-7543-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7202617780 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 6f9489d9-eb5e-4d10-ad57-552a22535581 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6f9489d9-eb5e-4d10-ad57-552a22535581 | |
relation.isProjectOfPublication | b1850bcf-f2ec-4821-b683-6374bb2354a9 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | b1850bcf-f2ec-4821-b683-6374bb2354a9 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A regulação da profissionalidade docente em andamentosJesusMariaSousa.pdf
- Size:
- 3.01 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format