Repository logo
 
Publication

A regulação da profissionalidade docente em andamentos

dc.contributor.authorSousa, Jesus Maria
dc.date.accessioned2020-07-16T10:10:46Z
dc.date.available2020-07-16T10:10:46Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNa lógica de uma perspetiva comparada, proponho-me trazer à discussão alguns recortes, a que chamarei de andamentos (musicais), sobre a regulação da profissionalidade docente, ligada à concepção de Professor em diferentes momentos históricos: ultrapassado o andamento adagio, em que não existe nenhuma diferenciação profissional propriamente dita, refletiremos, como andante, sobre a Ratio Studiorum, enquanto conjunto de regras determinantes do perfil do Professor religioso; abordaremos, como allegro, o tempo das Reformas Pombalinas e de instabilidade política do período que se seguiu; como presto crescendo e ritardando, o tempo da Primeira República; retornando ao adagio e ao andante durante o Estado Novo, para dar lugar ao allegro desencadeado pela Revolução de Abril, intensificado pela engrenagem eficientista e pela regulação externa do TALIS - Teaching and Learning International Survey 2013, da OCDE. Veremos então como dos instrumentos de regulação e controlo nos diversos andamentos, emergem determinados perfis docentes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationA regulação da profissionalidade docente em andamentos / Jesus Maria Sousa. - In: O professor do século XXI em perspetiva comparada: transformações e desafios para a construção de sociedades sustentáveis: atas da II Conferência Internacional de Educação Comparada / org. Nuno Fraga. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2019. - ISBN 978-989-54390-1-0. - p. 70-84.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2851
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeira, Centro de Investigação em Educaçãopt_PT
dc.relationCentro de Investigação em Educação
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectProfissão docentept_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectHistória da educaçãopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA regulação da profissionalidade docente em andamentospt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCentro de Investigação em Educação
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F04083%2F2019/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage84pt_PT
oaire.citation.startPage70pt_PT
oaire.citation.titleO professor do século XXI em perspetiva comparada: transformações e desafios para a construção de sociedades sustentáveis: atas da II Conferência Internacional de Educação Comparadapt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameSousa
person.givenNameJesus Maria
person.identifier.ciencia-id6213-31CC-FF2E
person.identifier.orcid0000-0002-1931-8858
person.identifier.ridA-7543-2014
person.identifier.scopus-author-id7202617780
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication6f9489d9-eb5e-4d10-ad57-552a22535581
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6f9489d9-eb5e-4d10-ad57-552a22535581
relation.isProjectOfPublicationb1850bcf-f2ec-4821-b683-6374bb2354a9
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoveryb1850bcf-f2ec-4821-b683-6374bb2354a9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A regulação da profissionalidade docente em andamentosJesusMariaSousa.pdf
Size:
3.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format