Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
206.09 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Não se pode conceber uma empresa, qualquer que ela seja, a competir numa
determinada indústria ou sector, sem que esta tenha formulado uma estratégia, quer
explícita quer implicitamente. A abordagem a uma estratégia poderá ser através do
desenvolvimento de um plano envolvendo uma equipa de gestores de topo ou
administradores, o que constitui uma formulação deliberada através da análise
sistemática, ou do resultado das actividades de vários departamentos da empresa, onde
por outro lado a formulação emerge através da aprendizagem interactiva entre os vários
membros da empresa.
As empresas necessitam de perceber os componentes da indústria onde estão inseridas,
descobrir as fontes primordiais de pressão competitiva e a força de cada uma, para
poderem definir estratégias adequadas.
Esta abordagem não deverá ser estranha à indústria do turismo, nomeadamente o sector
de transporte aéreo, que tem assistido à emergência de novos modelos de negócio, à
mudança das preferências dos consumidores, ao incremento da tecnologia e à
desregulamentação, com implicações directas ao nível da gestão.
Neste artigo, parte-se da caracterização do sector de transporte aéreo a nível mundial,
destacando os princípios basilares e os tipos de negócio existentes, ensaiando depois a
aplicação do Modelo das Cinco Forças de Porter para qualificar esta indústria.
Description
Keywords
Transporte aéreo Viagens aéreas . Escola Superior de Tecnologias e Gestão
Citation
Teles, S. & Sarmento, M. (2010). Atratividade do sector de transporte aéreo. In Actas Proceedings 16º Congresso da APDR, Funchal (pp. 2906-2934). ISBN 978-989-96353-1-9