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- Coping in the air transport sectorPublication . Teles, Susana; Sarmento, ManuelaCompetition is often regarded as the ultimate solution for market efficiency. In certain sectors, however, market imperfections together with scale and scope economies lead market participants to establish some sort of coope ration efforts in order to maximize the common benefit of the cooperating partners.We argue that this is increasingly the case with the air transport industry. One reason for founding an alliance is to allow its members to prepare themselves to be fit for competing in the global arena, to stay strong in order to protect the home turf, and to be confident that they will not lose neither their identity nor their independence. In this article we analyse the economic rationale behind strategic alliances in the air transport sector, namely emphasizing the individual contributions and collective benefits of airlines when merged within a specific alliance for cooperation purposes. This is an exploratory study with descriptive character based on the literature review.
- Transporte aéreo: evolução e tendênciasPublication . Teles, SusanaO turismo envolve a deslocação de pessoas de um determinado local para outro com recurso a um meio de transporte. De entre os meios de transporte, aquele que tem maior expressão para o desenvolvimento desta indústria é o transporte aéreo, responsável por cerca de 40% das viagens internacionais. O sector tem progredido favoravelmente ao longo dos tempos, havendo a considerar apenas três períodos de evolução negativa, 1991, 2001/03 e 2008/09. As transportadoras aéreas têm modificado o seu modelo de negócio, influenciadas pelo desempenho das suas concorrentes ou como resposta ao ambiente externo, procurando sempre melhorar a sua rendibilidade e indo ao encontro das necessidades dos seus clientes. Neste artigo, um estudo exploratório de carácter descritivo, baseado numa revisão da literatura, analisa-se a evolução do sector de transporte aéreo a nível mundial, a nível europeu e a nível de Portugal. Consideram-se, ainda, os vários tipos de companhias aéreas existentes na actualidade e preconizam-se as tendências do sector.
- Impacto econômico da inoperacionalidade do Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano RonaldoPublication . Machado, Luiz Pinto; Almeida, António; Camacho, Élvio; Teles, Susana
- Tourism and strategic competition in the air transport industryPublication . Teles, Susana; Sarmento, Manuela; Matias, Álvaro
- Factores determinantes na definição da estratégia de uma companhia aéreaPublication . Teles, SusanaConsiderando a gestão estratégica como um meio de alcançar uma performance superior face aos seus competidores, torna-se, então, necessário identificar as fontes de rentabilidade para o negócio, para formular e implementar uma estratégia que delas retire os maiores proveitos. A análise estratégica proporciona um conjunto de conceitos, modelos e técnicas de avaliação, que permitem aos gestores tomarem decisões mais adequadas às necessidades percebidas. Na realidade as transformações sucessivas verificadas no ambiente competitivo e a um ritmo cada vez mais crescente colocam às empresas a exigência de responder apropriadamente ao mercado, de forma a garantirem a sustentabilidade e o sucesso da sua actividade. Esta conjuntura não é estranha à indústria do turismo, que tem assistido à emergência de novos modelos de negócio, à mudança das preferências dos consumidores, ao incremento da tecnologia e, em alguns sectores, à desregulamentação, com implicações directas ao nível da gestão. O presente trabalho de investigação centra o seu estudo na fase de formulação da estratégia, particularizando para o sector de transporte aéreo, pretendendo reconhecer os elementos intervenientes no sector de transporte aéreo, perceber as relações de interdependência estabelecidas entre estes e identificar, classificar e compreender os factores relevantes para as decisões estratégicas. Analisa-se o problema da identificação dos factores determinantes na definição da estratégia de uma companhia aérea, procurando verificar se estes são de ordem económica, política, tecnológica e sócio-demográfica ou se por outro lado são de natureza dos destinos turísticos. Para tal, recorreu-se à revisão bibliográfica sobre o estado da arte, dando enquadramento teórico ao presente estudo, à elaboração e análise de entrevistas realizadas aos dirigentes das companhias aéreas portuguesas a operar para a Madeira, que permitiram adquirir um maior conhecimento da visão da indústria. Deste processo proveio que as empresas pertencentes ao sector de transporte aéreo, à semelhança das empresas de outros sectores, consideram que a estratégia assume um papel determinante para o sucesso da sua actividade, pelo facto das companhias aéreas desenvolverem a sua acção no longo prazo e necessitarem da análise periódica de elementos com influência no seu negócio. Conclui-se que os factores determinantes na definição da estratégia de uma companhia aérea são de ordem económica, política, tecnológica e sócio-demográfica, porquanto são os elementos que darão sustentabilidade às transportadoras de aceder ao destino.
- Strategic competition and cooperationPublication . Sarmento, Manuela; Teles, SusanaCompetition is often regarded as the ultimate solution for market efficiency. In certain sectors, however, market imperfections together with scale and scope economies lead market participants to establish some sort of cooperation efforts in order to maximize the common benefit of the cooperating partners. We argue that this is increasingly the case with the air transport industry. One reason for founding an alliance is to allow its members to prepare themselves to be fit for competing in the global arena and to stay strong in order to protect the home turf. In this article we analyse the economic rationale behind strategic alliances in the air transport sector, namely emphasizing the individual contributions and collective benefits of airlines when merged within a specific alliance for cooperation purposes. The several possibilities of cooperation agreements between air carriers are also analysed, as well as some of their managerial implications. Finally, the implications for tourism and the prospective medium-term trends for the airline sector are also taken into consideration for the immediate future of this competitive market, notwithstanding the competitive pressures ahead, namely the ones stemming from IT innovation and increasing energy costs.
- Atratividade do sector de transporte aéreoPublication . Teles, Susana; Sarmento, ManuelaNão se pode conceber uma empresa, qualquer que ela seja, a competir numa determinada indústria ou sector, sem que esta tenha formulado uma estratégia, quer explícita quer implicitamente. A abordagem a uma estratégia poderá ser através do desenvolvimento de um plano envolvendo uma equipa de gestores de topo ou administradores, o que constitui uma formulação deliberada através da análise sistemática, ou do resultado das actividades de vários departamentos da empresa, onde por outro lado a formulação emerge através da aprendizagem interactiva entre os vários membros da empresa. As empresas necessitam de perceber os componentes da indústria onde estão inseridas, descobrir as fontes primordiais de pressão competitiva e a força de cada uma, para poderem definir estratégias adequadas. Esta abordagem não deverá ser estranha à indústria do turismo, nomeadamente o sector de transporte aéreo, que tem assistido à emergência de novos modelos de negócio, à mudança das preferências dos consumidores, ao incremento da tecnologia e à desregulamentação, com implicações directas ao nível da gestão. Neste artigo, parte-se da caracterização do sector de transporte aéreo a nível mundial, destacando os princípios basilares e os tipos de negócio existentes, ensaiando depois a aplicação do Modelo das Cinco Forças de Porter para qualificar esta indústria.