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Considerando a gestão estratégica como um meio de alcançar uma performance superior face aos seus competidores, torna-se, então, necessário identificar as fontes de
rentabilidade para o negócio, para formular e implementar uma estratégia que delas retire
os maiores proveitos. A análise estratégica proporciona um conjunto de conceitos, modelos
e técnicas de avaliação, que permitem aos gestores tomarem decisões mais adequadas às
necessidades percebidas.
Na realidade as transformações sucessivas verificadas no ambiente competitivo e a
um ritmo cada vez mais crescente colocam às empresas a exigência de responder
apropriadamente ao mercado, de forma a garantirem a sustentabilidade e o sucesso da sua actividade.
Esta conjuntura não é estranha à indústria do turismo, que tem assistido à
emergência de novos modelos de negócio, à mudança das preferências dos consumidores,
ao incremento da tecnologia e, em alguns sectores, à desregulamentação, com implicações directas ao nível da gestão.
O presente trabalho de investigação centra o seu estudo na fase de formulação da
estratégia, particularizando para o sector de transporte aéreo, pretendendo reconhecer os elementos intervenientes no sector de transporte aéreo, perceber as relações de
interdependência estabelecidas entre estes e identificar, classificar e compreender os
factores relevantes para as decisões estratégicas.
Analisa-se o problema da identificação dos factores determinantes na definição da
estratégia de uma companhia aérea, procurando verificar se estes são de ordem económica, política, tecnológica e sócio-demográfica ou se por outro lado são de natureza dos destinos turísticos. Para tal, recorreu-se à revisão bibliográfica sobre o estado da arte, dando enquadramento teórico ao presente estudo, à elaboração e análise de entrevistas realizadas aos dirigentes das companhias aéreas portuguesas a operar para a Madeira, que permitiram adquirir um maior conhecimento da visão da indústria.
Deste processo proveio que as empresas pertencentes ao sector de transporte aéreo,
à semelhança das empresas de outros sectores, consideram que a estratégia assume um papel determinante para o sucesso da sua actividade, pelo facto das companhias aéreas
desenvolverem a sua acção no longo prazo e necessitarem da análise periódica de
elementos com influência no seu negócio.
Conclui-se que os factores determinantes na definição da estratégia de uma
companhia aérea são de ordem económica, política, tecnológica e sócio-demográfica,
porquanto são os elementos que darão sustentabilidade às transportadoras de aceder ao destino.
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Keywords
Estratégia Turismo Companhias aéreas Gestão Alianças Madeira (Portugal) . Centro de Ciências Sociais