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Abstract(s)
A presente tese no âmbito do Curso de Mestrado em Psicologia da Educação da Universidade da Madeira, pretende analisar a perceção dos educadores de infância de algumas unidades de préescolar
da Região Autónoma da Madeira sobre a relação escola-família. Esta relação recíproca, que cada docente estabelece com as famílias das suas crianças, é o pilar de todo um processo comunicacional entre dois sistemas (familiar e educativo), que não só se complementam como são interdependentes.
Partindo deste pressuposto, surgiu a nossa questão de investigação na medida em que a
relação escola-família apresenta ainda algumas debilidades e os intervenientes parecem não maximizar todas as potencialidades desta colaboração.
O presente estudo pretende assim, conhecer e compreender a perceção e as representações
dos educadores de infância sobre o modo como é planificada e concretizada a relação família-escola.
Tendo em conta a problemática atrás explicitada, consideramos a recolha de crenças e perceções sobre esta temática, junto dos Educadores, fundamental para a aquisição de informação proveitosa e
pertinente.
Assim, definimos como objetivos basilares deste projeto, recolher, analisar e compreender as perceções das educadoras de infância sobre a relação escola-família assim como identificar a importância da utilização de estratégias adequadas que favoreçam e consolidem as relações entre
estas duas instituições.
Description
Keywords
Escola Família Relação Comunicação Educação Pré-escolar Madeira (Portugal) Psicologia da Educação . Centro de Ciências Sociais