Publication
Perceção das educadoras de infância sobre a relação escola/família: um estudo no ensino pré-escolar na RAM
dc.contributor.advisor | Beja, Maria João Gouveia Pereira | |
dc.contributor.advisor | Franco, Maria da Glória Salazar D`Eça Costa | |
dc.contributor.author | Santos, Carminda da Conceição Baptista de Sousa | |
dc.date.accessioned | 2015-02-02T12:02:52Z | |
dc.date.available | 2015-02-02T12:02:52Z | |
dc.date.issued | 2013-09 | |
dc.date.submitted | 2015-02-02 | |
dc.description.abstract | A presente tese no âmbito do Curso de Mestrado em Psicologia da Educação da Universidade da Madeira, pretende analisar a perceção dos educadores de infância de algumas unidades de préescolar da Região Autónoma da Madeira sobre a relação escola-família. Esta relação recíproca, que cada docente estabelece com as famílias das suas crianças, é o pilar de todo um processo comunicacional entre dois sistemas (familiar e educativo), que não só se complementam como são interdependentes. Partindo deste pressuposto, surgiu a nossa questão de investigação na medida em que a relação escola-família apresenta ainda algumas debilidades e os intervenientes parecem não maximizar todas as potencialidades desta colaboração. O presente estudo pretende assim, conhecer e compreender a perceção e as representações dos educadores de infância sobre o modo como é planificada e concretizada a relação família-escola. Tendo em conta a problemática atrás explicitada, consideramos a recolha de crenças e perceções sobre esta temática, junto dos Educadores, fundamental para a aquisição de informação proveitosa e pertinente. Assim, definimos como objetivos basilares deste projeto, recolher, analisar e compreender as perceções das educadoras de infância sobre a relação escola-família assim como identificar a importância da utilização de estratégias adequadas que favoreçam e consolidem as relações entre estas duas instituições. | por |
dc.identifier.tid | 201116316 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/692 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Relação | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Educação Pré-escolar | por |
dc.subject | Madeira (Portugal) | por |
dc.subject | Psicologia da Educação | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Perceção das educadoras de infância sobre a relação escola/família: um estudo no ensino pré-escolar na RAM | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Psicologia da Educação | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | por |