Repository logo
 
Publication

Acerca da associação entre ethos e pathos na retórica da publicidade

dc.contributor.authorMateus, Samuel
dc.date.accessioned2023-03-09T15:25:27Z
dc.date.available2023-03-09T15:25:27Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA persuasão pelo carácter (Ethos) é frequentemente insinuada, aludida ou sugerida sem que, contudo, tal ocorra de forma necessariamente declarada. Trata-se, neste caso, de mostrar que o orador é digno de fé e, ao fazê-lo, procura-se que essa confiança induzida se derrame sobre as teses que submete ao assentimento do auditório. Contudo, esta demonstração não se reduz ao momento da enunciação. A Publicidade, enquanto mensagem de pendor claramente persuasivo, assume hoje esta condição insinuada – não necessariamente explícita – do Ethos. Este artigo não averigua os usos do Ethos na Publicidade (os usos de autoridade ou de credibilidade), mas antes a natureza ética (Ethos) da Publicidade. Trata-se, pois, de procurar o “Ethos” da Publicidade em vez do “Ethos” na Publicidade. Isto significa reconhecer uma mobilização dinâmica e negociada entre as três provas retóricas: Logos, Ethos, Pathos e, em particular, no caso da Publicidade contemporânea, entre Ethos e Pathos. Identificamos as principais características do Ethos da Publicidade e demonstramos a imbricação entre Ethos e Pathos através da análise de dois anúncios de Publicidade, os quais apontam para a possibilidade do Pathos auxiliar o processo de absorção ou interiorização de conceitos e afirmações intelectuais associados ao Ethos. Assim, no caso da Publicidade, credibilidade e afectividade não estão tão distantes como a Retórica Clássica aristotélica poderia fazer crer.pt_PT
dc.description.abstractPersuasion by character (Ethos) is often hinted at, alluded to or suggested without, however, necessarily occurring in a stated manner. In this case, it's about showing that the speaker is worthy of faith and, in doing so, it is sought that this induced confidence be poured over the theses that he submits to the audience's assent. However, this demonstration is not limited to the moment of enunciation. Advertising, as a clearly persuasive message, today assumes this implied condition - not necessarily explicit - of Ethos. This article does not investigate the uses of Ethos in Advertising (the uses of authority or credibility) but rather the ethical nature (Ethos) of Advertising. It is, therefore, about looking for Ethos of Advertising instead of Ethos in Advertising. This means recognizing a dynamic and negotiated mobilization between the three rhetorical tests: Logos, Ethos, Pathos and, in particular, in the case of contemporary Advertising, between Ethos and Pathos. We identified the main characteristics of Ethos in Advertising and demonstrated the overlap between Ethos and Pathos through the analysis of two Advertising. Ads, which point to the possibility of Pathos helping the process of absorbing or internalizing concepts and intellectual statements associated with Ethos. Thus, in the case of Advertising, credibility and affection are not as distant as Aristotelian Classical Rhetoric might have us believe.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMateus, S. (2021). Acerca da associação entre ethos e pathos na retórica da publicidade. In Atas do XI Congresso SOPCOM: comunicação, turismo e cultura (pp. 655-665). SOPCOM/ Universidade de Madeira.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5099
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSOPCOM/Universidade de Madeirapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEthospt_PT
dc.subjectPathospt_PT
dc.subjectRetórica da publicidadept_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectAdvertising rhetoricpt_PT
dc.subjectRhetoricpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleAcerca da associação entre ethos e pathos na retórica da publicidadept_PT
dc.title.alternativeASSOCIATION BETWEEN ETHOS AND PATHOS IN THE RHETORIC OF ADVERTISINGpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage665pt_PT
oaire.citation.startPage655pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XI Congresso SOPCOM: comunicação, turismo e culturapt_PT
person.familyNameMateus
person.givenNameSamuel
person.identifier0000000069601294
person.identifier.ciencia-id7510-B725-7BE3
person.identifier.orcid0000-0002-1034-6449
person.identifier.scopus-author-id57188589802
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationb4dedee1-9076-4d77-a4e7-096bbc60b651
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb4dedee1-9076-4d77-a4e7-096bbc60b651

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Acerca da associação entre ethos e pathos na retórica da publicidade.pdf
Size:
287.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: