Repository logo
 
Publication

Interfaces entre TIC e inovação pedagógica: uma investigação de práticas pedagógicas com o uso de mesas educacionais em uma creche-escola do Recife

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
dc.contributor.advisorBrazão, José Paulo Gomes
dc.contributor.authorPereira, Waldenice Maria de Mendonça
dc.date.accessioned2023-04-26T08:14:54Z
dc.date.available2023-04-26T08:14:54Z
dc.date.issued2020-09-11
dc.description.abstractEste trabalho descreve e interpreta as práticas pedagógicas mediadas pela utilização de dispositivos tecnológicos, desenvolvidas na sala de tecnologia e na sala de aula regular, envolvendo uma turma do grupo V da educação infantil de uma creche-escola situada na cidade de Recife, no interior da qual estudantes de cinco anos de idade e sua professora se ocupam em realizar atividades pedagógicas com base na proposta curricular do Sistema Municipal de Ensino do Recife. Uma investigadora observa e registra as ações implicadas no processo educacional, no período de maio a outubro do ano letivo de 2017, visando identificar a existência de inovação pedagógica, na medida em que essas práticas se diferenciam das tradicionais. Trata-se de uma investigação qualitativa de natureza etnográfica, com a utilização do dispositivo da observação participante, das técnicas de conversação corrente, entrevista etnográfica e dos instrumentos de registro em diário de campo, registro fotográfico e coleta documental. Este estudo divide-se em capítulos, nos quais discorre-se sobre a revisão da literatura pertinente a interfaces entre tecnologia da informação e comunicação e inovação pedagógica; experiências pedagógicas inovadoras no ambiente formal de aprendizagem; metodologia da pesquisa qualitativa e sua relação com a etnografia; tratamento e análise dos dados coletados. A partir da análise e reflexão sobre a documentação, e fazendo a ponte com a bibliografia apropriada à temática em tela, foi possível inferir que as Mesas Educacionais Alfanuméricas e Mundo das Descobertas se configuram como inovação tecnológica, uma vez que esses dispositivos tecnológicos se deixaram domar pelo currículo ortodoxo, não contribuindo, dessa forma, para a transformação das práticas pedagógicas, na perspectiva da inovação pedagógica.pt_PT
dc.description.abstractThis academic thesis describes and interprets the pedagogical practices, mediated by the use of technological devices, developed in the technology in the regular classroom, involving a group of kindergarten group V, located in Recife, Brazil. In which, five-year-old students and their teacher engaged in teaching activities, based on the curriculum proposal of the Recife Municipal Education System, and a researcher to observe and record the actions involved in the educational process during from May to October of the 2017. It was possible to identify that there is a pedagogical innovation, as these practices differ from the traditional ones. This is qualitative research of ethnographic nature, using the participant observation, conversation, interview, and the instruments of field: journaling, photographic recording and documentary collection. This study is divided into chapters, in which we discuss the review of the literature relevant to interfaces between information technology and communication and pedagogical innovation; innovative pedagogical experiences in the formal learning environment; qualitative research methodology and its relationship with ethnography; processing and analysis of the collected data. From the analysis and reflection on the documentation and, bridging the right bibliography to the theme on screen, it was possible to infer that the Alphanumeric Educational Tables and World of Discoveries are configured as technological innovation, since these technological devices allowed themselves to be tamed by the orthodox curriculum, thus not contributing to the transformation of pedagogical practices, from the perspective of pedagogical innovation.pt_PT
dc.identifier.tid101734824pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5139
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectMesas educacionaispt_PT
dc.subjectEtnografiapt_PT
dc.subjectObservação participantept_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectPedagogical practicespt_PT
dc.subjectEducational tablespt_PT
dc.subjectEthnographicpt_PT
dc.subjectParticipant observationpt_PT
dc.subjectCurrículo e Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleInterfaces entre TIC e inovação pedagógica: uma investigação de práticas pedagógicas com o uso de mesas educacionais em uma creche-escola do Recifept_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Currículo e Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese de DoutoramentoWaldernice.pdf
Size:
3.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: