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Abstract(s)
O presente estudo de investigação desenvolveu-se partindo de uma grande questão, qual o impacto da Liderança Autêntica na Satisfação/Motivação Docente, no caso das escolas básicas de primeiro ciclo com pré-escolar da RAM? Nesta linha pretendeu-se verificar qual o nível de satisfação/motivação dos docentes inquiridos, quais os padrões de liderança
autêntica presentes nos líderes/directores das escolas e consequentemente, aferir se esta liderança impelia ou não a motivação/satisfação dos docentes.
A revisão da literatura contemplou as temáticas em estudo, no sentido de conhecer e
compreender os seus factos. Assim, abordámos a profissão docente, tentando compreender
os contornos da sua situação profissional até aos dias de hoje, partindo de uma resenha
histórica numa perspectiva sociológica, passando pela situação político- administrativa desta profissão. Desembarcámos assim na actualidade da docência e na preocupação com a
satisfação/motivação docente. Aclarámos o conceito de motivação e expusemos as teorias
existentes. Associada a desmotivação à carreira docente, descrevemos os diferentes
conceitos que se interligam, o bem/mal-estar, a satisfação/insatisfação e o burnout docente.
Entrando na liderança, descrevemos conceitos e teorias, destacando mais pormenorizadamente a liderança autêntica.
Tendo como finalidade desvendar o impacto da liderança autêntica na satisfação/motivação
docente, foram aplicados dois questionários, um aos docentes e outro aos directores, de
uma Eb1/PE por concelho da RAM, nas quais obtivemos uma amostra de 144 participantes. Os questionários desenvolvidos para esta investigação foram adaptações dos estudos de Jesus (1996), relativos à Satisfação e motivação docente e o ALQ (Authentic Leardership Questionnaire) desenvolvido por Avolio et al. (2007). No geral, os dados
sugerem que os docentes que pertencem a esta amostra têm uma elevada motivação, um
stress moderado e níveis baixos de exaustão profissional. Quanto à liderança autêntica,
tanto docentes como os directores indicam que o lideres/directores de escola revelam uma autenticidade elevada. Os dados desta investigação indicam ainda que não existem
correlações entre a liderança autêntica e a motivação/satisfação docente. Estatisticamente, não foram encontradas correlações entre as variáveis de stress profissional, exaustão emocional e motivação intrínseca. Podendo concluir assim que, a liderança autêntica não exerce impacto com a motivação/satisfação docente.
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Keywords
Profissão docente Motivação Satisfação/insatisfação docente Liderança Liderança autêntica Madeira (Portugal) . Centro de Ciências Sociais