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Impacto da liderança autêntica na motivação/satisfação docente: o caso das Eb1/PE da RAM
dc.contributor.advisor | Bento, António Maria Veloso | |
dc.contributor.author | Mateus, Sandra Cristina Antunes | |
dc.date.accessioned | 2013-04-08T10:47:16Z | |
dc.date.available | 2013-04-08T10:47:16Z | |
dc.date.issued | 2013-04-08 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.description.abstract | O presente estudo de investigação desenvolveu-se partindo de uma grande questão, qual o impacto da Liderança Autêntica na Satisfação/Motivação Docente, no caso das escolas básicas de primeiro ciclo com pré-escolar da RAM? Nesta linha pretendeu-se verificar qual o nível de satisfação/motivação dos docentes inquiridos, quais os padrões de liderança autêntica presentes nos líderes/directores das escolas e consequentemente, aferir se esta liderança impelia ou não a motivação/satisfação dos docentes. A revisão da literatura contemplou as temáticas em estudo, no sentido de conhecer e compreender os seus factos. Assim, abordámos a profissão docente, tentando compreender os contornos da sua situação profissional até aos dias de hoje, partindo de uma resenha histórica numa perspectiva sociológica, passando pela situação político- administrativa desta profissão. Desembarcámos assim na actualidade da docência e na preocupação com a satisfação/motivação docente. Aclarámos o conceito de motivação e expusemos as teorias existentes. Associada a desmotivação à carreira docente, descrevemos os diferentes conceitos que se interligam, o bem/mal-estar, a satisfação/insatisfação e o burnout docente. Entrando na liderança, descrevemos conceitos e teorias, destacando mais pormenorizadamente a liderança autêntica. Tendo como finalidade desvendar o impacto da liderança autêntica na satisfação/motivação docente, foram aplicados dois questionários, um aos docentes e outro aos directores, de uma Eb1/PE por concelho da RAM, nas quais obtivemos uma amostra de 144 participantes. Os questionários desenvolvidos para esta investigação foram adaptações dos estudos de Jesus (1996), relativos à Satisfação e motivação docente e o ALQ (Authentic Leardership Questionnaire) desenvolvido por Avolio et al. (2007). No geral, os dados sugerem que os docentes que pertencem a esta amostra têm uma elevada motivação, um stress moderado e níveis baixos de exaustão profissional. Quanto à liderança autêntica, tanto docentes como os directores indicam que o lideres/directores de escola revelam uma autenticidade elevada. Os dados desta investigação indicam ainda que não existem correlações entre a liderança autêntica e a motivação/satisfação docente. Estatisticamente, não foram encontradas correlações entre as variáveis de stress profissional, exaustão emocional e motivação intrínseca. Podendo concluir assim que, a liderança autêntica não exerce impacto com a motivação/satisfação docente. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/361 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Profissão docente | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Satisfação/insatisfação docente | por |
dc.subject | Liderança | por |
dc.subject | Liderança autêntica | por |
dc.subject | Madeira (Portugal) | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Impacto da liderança autêntica na motivação/satisfação docente: o caso das Eb1/PE da RAM | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ciências sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação - Administração educacional | por |