Repository logo
 
Publication

Impacto da liderança autêntica na motivação/satisfação docente: o caso das Eb1/PE da RAM

dc.contributor.advisorBento, António Maria Veloso
dc.contributor.authorMateus, Sandra Cristina Antunes
dc.date.accessioned2013-04-08T10:47:16Z
dc.date.available2013-04-08T10:47:16Z
dc.date.issued2013-04-08
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractO presente estudo de investigação desenvolveu-se partindo de uma grande questão, qual o impacto da Liderança Autêntica na Satisfação/Motivação Docente, no caso das escolas básicas de primeiro ciclo com pré-escolar da RAM? Nesta linha pretendeu-se verificar qual o nível de satisfação/motivação dos docentes inquiridos, quais os padrões de liderança autêntica presentes nos líderes/directores das escolas e consequentemente, aferir se esta liderança impelia ou não a motivação/satisfação dos docentes. A revisão da literatura contemplou as temáticas em estudo, no sentido de conhecer e compreender os seus factos. Assim, abordámos a profissão docente, tentando compreender os contornos da sua situação profissional até aos dias de hoje, partindo de uma resenha histórica numa perspectiva sociológica, passando pela situação político- administrativa desta profissão. Desembarcámos assim na actualidade da docência e na preocupação com a satisfação/motivação docente. Aclarámos o conceito de motivação e expusemos as teorias existentes. Associada a desmotivação à carreira docente, descrevemos os diferentes conceitos que se interligam, o bem/mal-estar, a satisfação/insatisfação e o burnout docente. Entrando na liderança, descrevemos conceitos e teorias, destacando mais pormenorizadamente a liderança autêntica. Tendo como finalidade desvendar o impacto da liderança autêntica na satisfação/motivação docente, foram aplicados dois questionários, um aos docentes e outro aos directores, de uma Eb1/PE por concelho da RAM, nas quais obtivemos uma amostra de 144 participantes. Os questionários desenvolvidos para esta investigação foram adaptações dos estudos de Jesus (1996), relativos à Satisfação e motivação docente e o ALQ (Authentic Leardership Questionnaire) desenvolvido por Avolio et al. (2007). No geral, os dados sugerem que os docentes que pertencem a esta amostra têm uma elevada motivação, um stress moderado e níveis baixos de exaustão profissional. Quanto à liderança autêntica, tanto docentes como os directores indicam que o lideres/directores de escola revelam uma autenticidade elevada. Os dados desta investigação indicam ainda que não existem correlações entre a liderança autêntica e a motivação/satisfação docente. Estatisticamente, não foram encontradas correlações entre as variáveis de stress profissional, exaustão emocional e motivação intrínseca. Podendo concluir assim que, a liderança autêntica não exerce impacto com a motivação/satisfação docente.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/361
dc.language.isoporpor
dc.subjectProfissão docentepor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectSatisfação/insatisfação docentepor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectLiderança autênticapor
dc.subjectMadeira (Portugal)por
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispor
dc.titleImpacto da liderança autêntica na motivação/satisfação docente: o caso das Eb1/PE da RAMpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineCiências sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Administração educacionalpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoSandraMateus.pdf
Size:
9.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: