Repository logo
 
Publication

Weblog e identidade: uma experiência no 1º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.authorBrazão, Paulo
dc.date.accessioned2015-07-15T10:29:05Z
dc.date.available2015-07-15T10:29:05Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractEsta comunicação pretende evidenciar o papel da escrita em Weblogs na construção de identidades. Para esta investigação qualitativa de natureza etnográfica, o investigador acompanhou entre Maio de 2005 e Junho de 2006 uma turma do 4.º ano de escolaridade, de uma escola urbana do Funchal, enquanto os alunos construíam e mantinham Weblogs. Os conceitos de identidade, autoria, autonomia e criatividade ganham visibilidade à medida que os alunos constroem o conhecimento, em contextos específicos de aprendizagem. A escrita em Weblogs individuais e colectivos expressa projectos e possibilita um enriquecimento das relações constituídas na sala de aula e fora dela. A interacção comunicativa, entre os posts e os comentários do blog analisado estabelece um movimento que interliga a compreensão, como relação dialéctica na confrontação de sentidos. O fenómeno é analisado a partir de diversas fontes de dados: opiniões dos alunos, sobre aquele artefacto; opiniões da professora e dos encarregados de educação, de forma a reunir uma reflexão mais abrangente do tema. Os resultados mostram como a escrita em Weblogs incorpora, pode projectar e concorrer para a consolidação de identidades para além do horizonte da sala de aula. Por outras palavras, cumprir um papel formativo e educativo.por
dc.description.abstractThis document intends to show clearly the role of writing Weblogs in creating identities. During the period from May 2005 to June 2006, for the purposes of this qualitative investigation of ethnographic nature, the researcher followed a group of children from the 4 th grade of an urban school in Funchal. The students were constructing and maintaining Weblogs. The concepts of identity, authorship, independence and creativity become visible when students form their knowledge in specific learning context, through dialogues and cooperation processes. The writing individual or collective Weblogs expresses projects and enriches relationships made in the classroom or out of it. The connection generated between the posts and the comments, on the Weblog, in analyse, establishes a movement that interconnects the understanding, as dialectic relationship in the confrontation of senses. The phenomenon is analyzed starting from several data sources: the students' opinions, on their own artifacts; the teachers’ opinions and tutors’ opinions in a way to get a broader reflection of the theme. The results show how writing Weblogs incorporates, projects and competes for the consolidation of identities beyond the horizon of the classroom. In other words, it shows how writing Weblogs accomplishes the role of learning and education.
dc.identifier.citationBrazão, P. (2008). Weblog e identidade: uma experiência no 1º Ciclo do Ensino Básico. . In Christine Escallier e Nelson Veríssimo (Org.) Educação e cultura: Actas do II Colóquio do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira e VII Colóquio Internacional da Sociedade Europeia de Etnografia da Educação (pp. 273-285). Funchal: DCE – Universidade da Madeirapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/848
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherUniversidade da Madeirapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectConstrutivismopor
dc.subjectAutoriapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectWeblogspor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispor
dc.titleWeblog e identidade: uma experiência no 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)por
oaire.citation.endPage285por
oaire.citation.startPage273por
oaire.citation.titleEducação e cultura: Actas do II Colóquio do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira e VII Colóquio Internacional da Sociedade Europeia de Etnografia da Educaçãopor
person.familyNameBrazão
person.givenNameJosé Paulo Gomes
person.identifierBrazão, P.
person.identifier.ciencia-id0E13-0868-B5E2
person.identifier.orcid0000-0003-3575-4366
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Weblog e identidade.pdf
Size:
397.07 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: