Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana
dc.contributor.authorSilva, Rita Isabel Alves da
dc.date.accessioned2023-06-26T11:23:26Z
dc.date.available2023-06-26T11:23:26Z
dc.date.issued2023-05-30
dc.description.abstractReconhecendo a importância da reflexão para uma práxis de qualidade, o presente relatório representa todo o processo de aquisição de um conjunto de competências e conhecimentos, visando a obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal, encontra-se segmentado em duas partes (Enquadramento Teórico e Metodológico e Intervenção Pedagógica), baseados nas práticas pedagógicas vivenciadas em contexto de Educação Pré-Escolar (na Sala dos Ursinhos do Infantário Auxílio Maternal do Funchal) e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (em contexto de ensino remoto de emergência através da programação do #EstudoEmCasa para os 3.º e 4.º anos e em contexto presencial com a turma do 4.º A na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar das Figueirinhas). Assim, atendendo à atual organização/gestão do sistema educativo português e ao perfil de competências que se ambiciona para o século XXI, privilegiou-se um conjunto de estratégias de intervenção inerentes à minha prática pedagógica. Além de nunca se ter descurado a intencionalidade pedagógica, manteve-se uma postura crítica, reflexiva e investigativa através do recurso à metodologia de Investigação-Ação, que possibilitou responder às problemáticas/desafios identificados na práxis. Efetivamente, mais do que uma descrição ou exposição, este relatório constitui-se numa partilha de experiências, num testemunho de um percurso de formação preliminar para a docência, em que apesar das particularidades e da imprevisibilidade que pautaram os diferentes contextos de prática pedagógica, a adaptabilidade e a criatividade estiveram habitualmente presentes, para que nunca se esquecesse o verdadeiro sentido da profissão docente: tornar as crianças apaixonadas pela aprendizagem e pelo conhecimento.pt_PT
dc.description.abstractThis report was projected with the aim for integral acquisition of a master’s degree in Pre-School Education and teaching of the 1st Cycle of Basic Education through a context of supervised teaching practice and education fundamentals merging on a reflective process for sustained teaching skills and knowledge. For this purpose, the document is connected by two major parts (Theorical and Methodologic Framework and Pedagogical Intervention). On the first it is settled the foundation which has all the conceptual framework based on the latest groundwork practices and science itself with a methodological program aiming for an investigation project during precepted practices. In the second part experiences were described and reflected. All the intervention strategies with pedagogical intention were privileged according to the current Portugal’s education Programs, ensembled competences and newly implemented strategies due to COVID-19 pandemic. The practices took place in two elementary schools, Infantário Auxílio Maternal do Funchal and, in a mixed practice (Distance learning and traditional education) at Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré Escolar das Figueirinhas. More than a description or exposition, this document constitutes a sharing of experiences in a preliminary training for teaching, in which, despite the particularities and unpredictability that guide the different contexts of pedagogical practice, the adaptability and creativity were usually present. The true meaning of the teaching career was never forgotten as well as a passionate encouragement at the children when learning and getting knowledge.pt_PT
dc.identifier.tid203322703pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5258
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEstratégias de intervençãopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectEnsino remoto de emergênciapt_PT
dc.subjectBasic Educationpt_PT
dc.subjectEducation programspt_PT
dc.subjectIntervention strategiespt_PT
dc.subjectPedagogical interventionpt_PT
dc.subjectPre-School Educationpt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio em Formato PDF.pdf
Size:
6.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: