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Advisor(s)
Abstract(s)
De acordo com os últimos dados fornecidos pelo GAVE - Gabinete de Avaliação
Educacional do Ministério da Educação, os resultados das provas de aferição, do 4º ano
de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico, revelam um fraco desempenho das crianças
portuguesas nas tarefas de leitura e de escrita. A Inteligência, a Consciência Fonológica,
e as Operações Lógicas assumem um papel de relevo na aprendizagem da leitura, porém
não são conhecidos estudos para o pré-escolar que contemplem estes preditores em
simultâneo. O objetivo deste estudo é analisar o nível das crianças nestes 3 preditores
bem como a sua interligação e, complementarmente, a sua influência no conhecimento
das letras do alfabeto. Neste estudo participaram 116 crianças com idades compreendidas
entre os cinco e seis anos de idade e que frequentavam o ensino pré-escolar, prevenientes
de estabelecimentos de ensino público da Região Autónoma da Madeira (RAM). Os
instrumentos utilizados foram as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, a Prova de
Consciência Fonológica e as Provas Piagetianas. Os resultados obtidos sugerem, ainda,
que realmente existe uma estreita relação entre estas três variáveis (Inteligência,
Consciência Fonológica e Operações Lógicas) em algumas das tarefas, como bons
preditores na aquisição da leitura. Verificou-se, ainda, que as habilitações dos pais
influenciam positivamente na aquisição desta habilidade metalinguística. Sugere-se a
continuação deste estudo, possivelmente numa perspetiva longitudinal e albergando
outros níveis, variáveis ou preditores e estabelecimentos de ensino.
Description
Keywords
Psicologia Psicologia da educação Inteligência Consciência Fonologia Pensamento lógico Operações lógicas Leitura precoce Escrita infantil Educação Pré-escolar Teoria de Piaget Principais conceitos Consciência fonológica Leitura Escrita Pré-escola Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades