Repository logo
 
Publication

Avaliação da inteligência, da consciência fonológica e das operações lógicas no pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
dc.contributor.authorMelim, Cláudia Sofia da Conceição
dc.date.accessioned2016-06-29T14:53:23Z
dc.date.available2016-07-29T00:30:09Z
dc.date.issued2015-09
dc.description.abstractDe acordo com os últimos dados fornecidos pelo GAVE - Gabinete de Avaliação Educacional do Ministério da Educação, os resultados das provas de aferição, do 4º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico, revelam um fraco desempenho das crianças portuguesas nas tarefas de leitura e de escrita. A Inteligência, a Consciência Fonológica, e as Operações Lógicas assumem um papel de relevo na aprendizagem da leitura, porém não são conhecidos estudos para o pré-escolar que contemplem estes preditores em simultâneo. O objetivo deste estudo é analisar o nível das crianças nestes 3 preditores bem como a sua interligação e, complementarmente, a sua influência no conhecimento das letras do alfabeto. Neste estudo participaram 116 crianças com idades compreendidas entre os cinco e seis anos de idade e que frequentavam o ensino pré-escolar, prevenientes de estabelecimentos de ensino público da Região Autónoma da Madeira (RAM). Os instrumentos utilizados foram as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, a Prova de Consciência Fonológica e as Provas Piagetianas. Os resultados obtidos sugerem, ainda, que realmente existe uma estreita relação entre estas três variáveis (Inteligência, Consciência Fonológica e Operações Lógicas) em algumas das tarefas, como bons preditores na aquisição da leitura. Verificou-se, ainda, que as habilitações dos pais influenciam positivamente na aquisição desta habilidade metalinguística. Sugere-se a continuação deste estudo, possivelmente numa perspetiva longitudinal e albergando outros níveis, variáveis ou preditores e estabelecimentos de ensino.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1202
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPsicologiapt_PT
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_PT
dc.subjectInteligênciapt_PT
dc.subjectConsciênciapt_PT
dc.subjectFonologiapt_PT
dc.subjectPensamento lógicopt_PT
dc.subjectOperações lógicaspt_PT
dc.subjectLeitura precocept_PT
dc.subjectEscrita infantilpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectTeoria de Piagetpt_PT
dc.subjectPrincipais conceitospt_PT
dc.subjectConsciência fonológicapt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectPré-escolapt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleAvaliação da inteligência, da consciência fonológica e das operações lógicas no pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoCláudiaMelim.pdf
Size:
1.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: