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Abstract(s)
A escola é um contexto fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, sendo um local privilegiado para os processos de socialização e de construção de identidade colaborando para a organização do seu auto-conceito. Este contexto tanto pode propiciar experiências que favorecem sentimentos de confiança e competência, como pode actuar no sentido oposto, diminuindo o autoconceito daqueles que têm dificuldades em obter bons resultados e fazer amizades.
Os percursos escolares são construídos através da experiência de vida de cada
aluno. No entanto, a transição escolar é um factor com que todos os alunos têm de lidar,
implicando mudanças nos papéis que desempenham, nas suas rotinas, relações e na
forma como se percepcionam e percepcionam o mundo, podendo ter, por isso, repercussões nas atitudes que os alunos desenvolvem face à escola e sobre si mesmos.
Deste modo é importante que, os alunos, ao transitarem de escola levem consigo uma
percepção positiva sobre si e sobre as suas vivências escolares.
Nesse sentido, este estudo pretendeu, através de uma abordagem descritivocorrelacional
de caracter quantitativo, analisar a relação entre auto-conceito e as atitudes face à escola de modo a perceber melhor o efeito destes factores em alunos que se preparavam para transitar de ciclo de ensino. Para o efeito, foi recolhida uma amostra de
157 alunos, do 4º, 6º e 9º ano, de duas escolas da Região Autónoma da Madeira, a
frequentar o ano lectivo 2011/2012 e utilizada a Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (PHCSCS-2) (Veiga, 2006) e o Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE)
(Candeias & Rebelo, 2011).
No que respeita aos resultados obtido, estes demonstraram que existe uma relação significativa, positiva, entre o auto-conceito e as atitudes nos três anos de
escolaridade, assim como, uma diminuição nas atitudes face à aprendizagem do 6º para
o 9º ano. Observou-se, também, que os rapazes apresentam índices mais elevados nas
dimensões do auto-conceito “popularidade” e “ansiedade”, do que as raparigas.
Description
Keywords
Auto-conceito Atitudes face à escola Alunos Transição . Centro de Artes e Humanidades