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O aluno e a transição: relação entre auto-conceito e atitudes face à escola
| dc.contributor.advisor | Beja, Maria João Gouveia Pereira | |
| dc.contributor.author | Gonçalves, Carla Liliana dos Santos | |
| dc.date.accessioned | 2013-07-08T14:26:12Z | |
| dc.date.available | 2013-07-08T14:26:12Z | |
| dc.date.issued | 2013-07-08 | |
| dc.date.submitted | 2012 | |
| dc.description.abstract | A escola é um contexto fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, sendo um local privilegiado para os processos de socialização e de construção de identidade colaborando para a organização do seu auto-conceito. Este contexto tanto pode propiciar experiências que favorecem sentimentos de confiança e competência, como pode actuar no sentido oposto, diminuindo o autoconceito daqueles que têm dificuldades em obter bons resultados e fazer amizades. Os percursos escolares são construídos através da experiência de vida de cada aluno. No entanto, a transição escolar é um factor com que todos os alunos têm de lidar, implicando mudanças nos papéis que desempenham, nas suas rotinas, relações e na forma como se percepcionam e percepcionam o mundo, podendo ter, por isso, repercussões nas atitudes que os alunos desenvolvem face à escola e sobre si mesmos. Deste modo é importante que, os alunos, ao transitarem de escola levem consigo uma percepção positiva sobre si e sobre as suas vivências escolares. Nesse sentido, este estudo pretendeu, através de uma abordagem descritivocorrelacional de caracter quantitativo, analisar a relação entre auto-conceito e as atitudes face à escola de modo a perceber melhor o efeito destes factores em alunos que se preparavam para transitar de ciclo de ensino. Para o efeito, foi recolhida uma amostra de 157 alunos, do 4º, 6º e 9º ano, de duas escolas da Região Autónoma da Madeira, a frequentar o ano lectivo 2011/2012 e utilizada a Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (PHCSCS-2) (Veiga, 2006) e o Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE) (Candeias & Rebelo, 2011). No que respeita aos resultados obtido, estes demonstraram que existe uma relação significativa, positiva, entre o auto-conceito e as atitudes nos três anos de escolaridade, assim como, uma diminuição nas atitudes face à aprendizagem do 6º para o 9º ano. Observou-se, também, que os rapazes apresentam índices mais elevados nas dimensões do auto-conceito “popularidade” e “ansiedade”, do que as raparigas. | por |
| dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/432 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Auto-conceito | por |
| dc.subject | Atitudes face à escola | por |
| dc.subject | Alunos | por |
| dc.subject | Transição | por |
| dc.subject | . | por |
| dc.subject | Centro de Artes e Humanidades | por |
| dc.title | O aluno e a transição: relação entre auto-conceito e atitudes face à escola | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.discipline | Psicologia da Educação | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | por |
